António Manuel Fonseca (à esq.) com o Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira. (Foto: FADEUP)

Decorreu no passado dia 3 de julho, na Reitoria da Universidade do Porto, a tomada de posse do novo Diretor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), António Manuel Fonseca, para o quadriénio 2018-2022.

Num breve discurso dirigido aos membros da equipa reitoral e dos órgãos de gestão da FADEUP, António Manuel Fonseca realçou o prestígio alcançado pela faculdade a nível mundial, destacando que, para tal sucesso,” têm contribuído decisivamente a qualidade e a dedicação de todos que dela fazem parte”.

Entre os principais objetivos para o mandato que ora se inicia, António Manuel Fonseca nomeia “a manutenção dos níveis de excelência que a faculdade tem vindo a demonstrar nas várias dimensões da sua missão e o reforço do seu elevado prestígio nacional e internacional”.

Tomada de posse decorreu na Reitoria da U.Porto. (Foto: FADEUP)

O Professor Catedrático de Psicologia do Desporto da FADEUP sublinhou igualmente “a necessidade de a faculdade conseguir implementar um conjunto articulado de medidas em vários domínios e visando diferentes horizontes temporais, que garantam a sua sustentabilidade no tempo”. Para tal, “será necessário existir uma estreita cooperação e articulação permanente com o Reitor e a sua equipa reitoral”, concluiu o novo Diretor, compromisso esse desde logo assumido pelo Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira.

Doutorado em Ciência do Desporto (1999) pela Faculdade de Desporto, António Manuel Fonseca, 55 anos, é Professor Catedrático de Psicologia do Desporto. Na FADEUP desempenha ainda os cargos de Diretor do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) e do Programa Doutoral em Ciências do Desporto (PD-CD), bem como Coordenador do Gabinete e do Laboratório de Psicologia do Desporto.

Em paralelo com a docência na U.Porto, é Adjunct Professor da University of Northern Colorado (EUA) e lecionou em cursos de graduação e pós-graduação em várias universidades de Portugal, Angola, Brasil, Chile, Espanha, EUA, Inglaterra e Moçambique.

Autor de mais de 150 artigos, capítulos ou livros publicados em diversos países, apresentou mais de 200 comunicações ou conferências em congressos internacionais. Para além disso, coordenou e participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais.

Ex-futebolista, foi membro da equipa técnica de vários clubes profissionais, desempenhando igualmente funções de consultor de atletas, treinadores, equipas e selecções de várias modalidades desportivas.