António Fernando Silva é docente na FCUP desde 1972. (Foto: FCUP)

António Fernando Silva, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Professor Catedrático de Química do Departamento de Química e Bioquímica (DQB), vai proferir a sua última aula, denominada “Interfaces”, no próximo dia 4 de fevereiro, numa Cerimónia de Jubilação onde serão destacados vários aspetos da sua carreira.

Com início marcado para as 15h00, a cerimónia, a decorrer no Auditório Ferreira da Silva, será antecedida pelas intervenções do subdiretor da FCUP, José Luís Santos, da presidente do DQB, Ana Cristina Freire e do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira. Haverá ainda lugar para testemunhos de personalidades nacionais e internacionais da área da Química ligadas ao ensino e à investigação que marcaram o percurso profissional do atual Diretor da Faculdade de Ciências.

António Fernando Sousa da Silva iniciou a sua carreira de docente na FCUP em 1972, ano que em concluiu a sua licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Em 1980, doutorou-se em Química na Universidade de Southampton, em Inglaterra.

Oito anos volvidos, fez as suas provas de agregação em Química e em 1990 tornou-se, aos 41 anos, Professor Catedrático do DQB da FCUP

De 1988 a 1996 e de 2004 a 2010, foi presidente do Conselho Pedagógico da FCUP, posição que acumulou com a de presidente do Departamento de Química e Bioquímica entre 2002 e 2005.  Em 2010, é membro eleito do Conselho Científico e em maio tomou posse como diretor da FCUP. Em 2016, durante o segundo mandato, a Faculdade de Ciências da U.Porto foi homenageada com a distinção de Membro-Honorário da Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, na sua visita à FCUP no Dia da Faculdade.

Com mais de uma centena de artigos publicados, António Fernando Silva tem como principais áreas de especialidade a eletroquímica, a eletroanálise e a química das superfícies, é membro de várias sociedades científicas como a American Chemical Society e a Royal Society of Chemistry e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica. É também coordenador do Centro de Investigação em Química da U.Porto.

O programa completo da Cerimónia de Jubilação está disponível na página da FCUP. Após a cerimónia, haverá lugar para um jantar a realizar-se na Casa da Música. A inscrição para a cerimónia e para o jantar deverá ser feita aqui até ao próximo dia 30 de janeiro.