Sebastião Feyo de Azevedo recebeu a Medalha de Mérito Profissional de Vila Nova de Gaia das mãos do presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues. (Foto: Câmara Municipal de Gaia)

Um dia após ter cessado funções como Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo foi agraciado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com a Medalha de Mérito Profissional – Classe Ouro.

O antigo Reitor da U.Porto fez parte de um grupo de 20 personalidades e instituições distinguidas pela autarquia gaiense durante as comemorações do Dia do Município, assinalado a 28 de junho, por ocasião do 34.º aniversário da elevação de Vila Nova de Gaia a cidade.

Uma data que nas palavras de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia (e professor da Faculdade de Letras da U.Porto), é o momento ideal para “sublinhar o papel que um conjunto de pessoas e instituições têm, tiveram e, certamente, terão na vida do município”.

As distinções foram entregues pelas mãos do próprio autarca numa sessão solene realizada no Auditório Municipal de Gaia, onde, a par de Sebastião Feyo de Azevedo, foram também homenageados com a Medalha de Mérito Profissional – Classe Ouro Firmino Pereira, deputado à Assembleia da República, José Bernardo, concessionário da praia do Senhor da Pedra, José da Cunha Barbosa, Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, e Manuel Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

A lista de pessoas e entidades também homenageadas nesta sessão fica completa com a Igreja e Escola do Torne (Medalha de Honra); Padre Avelino Jorge Pereira Soares e Padre José Manuel da Costa Lima (Medalha de Mérito Cívico – Classe Ouro); Francisco Diogo Faria de Macedo, Nuno Carneiro, Teatro Amador de Sandim, TSF Rádio Notícias e Jorge Fernando da Silva Nunes (Medalha de Mérito Cultural e Científico – Classe Ouro); André Gomes, Escola de Ginástica de Gaia, Marta Caride e Pedro Miguel Lencart e Silva (Medalha de Mérito Desportivo – Classe Ouro); Cónego António Coelho de Oliveira, Cónego Jorge Manuel Duarte de Oliveira e Manuel Oliveira Guedes (Medalha de Valor e Altruísmo – Classe Ouro).

Recorde-se que a própria Universidade do Porto foi já distinguida em 2012 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com a medalha de ouro de Mérito Cultural e Científico na mesma cerimónia de comemoração do Dia do Município.