O CAL – AQUA tem a duração de 40h e é ministrado por investigadores da Universidade do Porto.

Foi criado em dezembro de 2011 com o objetivo de apoiar  investigadores, estudantes de doutoramento e mestrado, técnicos e bolseiros de investigação que pretendem utilizar espécies aquáticas para fins experimentais ou outros fins científicos. Desde então, o desafio foi abraçado por mais de 80 participantes de todo o país ao longo de quatro edições, atestando o sucesso do Curso em Animais de Laboratório – Organismos Aquáticos (CAL – AQUA) promovido pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Organizado pelo Biotério de Organismos Aquáticos (BOGA) do CIIMAR, o CAL – AQUA constitui a primeira – e única – formação em Ciências em Animais de Laboratório especializada em organismos aquáticos do país (CAL-AQUA) do país. Através dela, os formandos, oriundo de diversas universidades do País – desde da U. Porto à do Algarve, passando pela U. Lisboa, U. Coimbra, U. Aveiro, UTAD e U. Minho, assim como dos principais centros de investigação na área das Ciências Marinhas e Ambientais (CIIMAR, CCMAR, CESAM, ISPA, Grupos de investigação do IPLeiria, entre outros) – obtiveram um diploma de formação em Ciências em Animais de Laboratório, o qual permitirá obter uma certificação como “Investigador”, “Técnico de Investigação” ou mesmo “Investigador-Coordenador” para a realização de experimentação animal.

O programa do curso está concebido  de acordo com os critérios estabelecidos pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pela Federation of European  Laboratory Animal Science (FELASA) para cursos de Ciências em Animais de Laboratório, categoria B. Com a nova legislação sobre experimentação animal brevemente vigor (resultante da transposição da Diretiva Europeia 2010-63-UE de 22 de setembro) será obrigatórios os professores, investigadores, doutorandos, mestrandos, bolseiros de investigação, técnicos de investigação, entre outros, que utilizam modelos animais para fins científicos (experimentação e/ou ensino), estarem certificados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária para a realização de experimentação animal.

Esta certificação será obtida mediante a frequência de cursos de Ciências em Animais de Laboratório.

A 4ª Edição do CAL-AQUA decorreu de 20 a 24 de maio de 2013 e já está prevista uma nova edição para inicio do próximo ano letivo.