A chanceler alemã vai estar em Portugal nos dias 30 e 31 de maio. Foto: Wikimedia

A chanceler alemã, Angela Merkel, vai visitar a Universidade do Porto, no próximo dia 30 de maio, quarta-feira.

O programa da visita oficial, a convite do primeiro-ministro português, António Costa, inclui uma passagem pelo i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (pelas 17h20), onde a líder do Governo alemão vai conhecer as instalações do instituto.

Merkel vai ainda reunir com os estudantes de doutoramento da U.Porto, no âmbito da iniciativa “Encontro com os Cidadãos”.

Antes da visita ao i3S, Merkel vai passar por Braga, no novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da Bosch. A visita oficial a Portugal termina em Lisboa com uma receção do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na capital, a chanceler alemã tem ainda marcada uma reunião com António Costa, na qual serão debatidos alguns dos assuntos que marcam a atualidade europeia. “Além de reforçar as relações políticas e económicas bilaterais, espera-se prosseguir o trabalho estreito que vêm desenvolvendo em temas centrais para o futuro da Europa, em particular o roteiro para completar a União Económica e Monetária, a gestão das migrações e o futuro Quadro Financeiro Plurianual”, explica o comunicado oficial.