O antigo técnico do FC Porto vai protagonizar um «frente a frente» com Nelson Puga, médico dos dragões. (Foto: DR)

Saúde, desporto e reabilitação. Estes são apenas alguns dos temas centrais do Curso em Medicina Desportiva – iniciativa promovida através de uma parceria do ortopedista João Torres, docente da FMUP, e da associação de estudantes da faculdade (AEFMUP). Agendado para este sábado, 3 de março, no Centro de Investigação Médica da FMUP, o evento integrará mais de 20 oradores especialistas nas mais diversas áreas da medicina desportiva.

Entre os vários momentos de aprendizagem, destaca-se a sessão “Lesões no atleta de alto rendimento: médico vs treinador”, que coloca frente a frente Nelson Puga, médico do FC Porto, e André Villas Boas, antigo técnico dos dragões. O debate – com inicio agendado para as 14h00 – permitirá aos dois profissionais debaterem perspetivas sobre como deve ser abordada a recuperação de um atleta de alta competição.

“O evento tem como principal missão criar um contexto de aprendizagem dinâmica que envolva os estudantes e que lhes permita contactar com áreas que lhes interessam especialmente. Nesta edição contaremos com cerca de 350 participantes, entre eles nutricionistas, personal trainers, estudantes de medicina e médicos”, explica Inês Azevedo Silva, presidente da AEFMUP.

No final do dia os participantes são convidados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas. Além de um caso clínico que integrará vários dos temas abordados, o evento contará, também, com workshops que permitem uma abordagem prática às técnicas utlizadas por médicos em atletas.