Ana Luísa Amaral galardoada com Prémio António Gedeão

Escrita junta mais um prémio a uma carreira reconhecida em Portugal e no exterior

A escritora Ana Luísa Amaral,  docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), é a vencedora da primeira edição do Prémio Rómulo de Carvalho/António Gedeão.

O trabalho Vozes (Dom Quixote, 2011)  foi escolhido por unanimidade pelo júri do concurso,  que destaca a «singularidade e grandeza do texto». Para além de Paulo Sucena, da FENPROF (Federação Nacional dos Professores), integraram ainda o júri José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e a escritora Lídia Jorge, ambos docentes universitários.

O prémio, no valor de 7.500 euros, é destinado a docentes e ex-docentes e resulta de uma parceria entre a FENPROF e a SECRE–Corretores de Seguros. A cerimónia de entrega do galardão deverá ocorrer ainda durante o mês de outubro.

Natural de Lisboa, Ana Luísa Amaral é licenciada em Germânicas e doutorada em Literatura Norte-Americana pela Faculdade de Letras da U.Porto, onde é professora associada de Literatura e Cultura Inglesa e Americana. A nível literário, é autora de diversos livros de poesia e literatura para a infância e está representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras. Em 2007, venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa. Em 2008, recebeu o Grande Prémio de Poesia da APE (Associação Portuguesa de Escritores) pelo livro Entre Dois Rios e Outras Noites.

  • Maria Burguete

    Muitos Parabéns, Ana Luísa Amaral! Gostaria de a convidar para participar no próximo SciMat 2013, Conferência Internacional onde todas as áreas do conhecimento se encontram, que se irá realizar no Porto na Casa do Infante de 25-27 Junho 2013, com a apresentação de um trabalho seu, por exemplo este que resultou na publicação deste seu livro “Vozes” ou outro da sua escolha. Posso contar consigo?
    O meu contacto é 933256303 e email: confsciencematters@gmail:disqus .com
    Um beijinho,
    Maria Burguete

  • Maria Burguete

    Parabéns pelo prémio! Já vai sendo tempo de premiar as excelentes escritoras que temos em Portugal ou não fosse também Rómulo de Carvalho um grande escritor e poeta apesar de em vida não ter sido devidamente reconhecido…

  • Mas que honra reencontrar esta “velha” amiga, colega de turma no Liceu de Matosinhos, ao fim de quase 40 anos. Ana Luisa, não seria capaz de imaginar carreira e sucesso deste gabarito. Fico feliz pelo reencontro fortuito. Joaquim Rodrigues

  • Mas que honra reencontrar esta “velha” amiga, colega do nosso Liceu de Matosinhos, ali mesmo na fila da frente na mesma turma. Parabéns Ana Luisa pela brilhante carreira literária. Que dizes de uma sessão das tuas obras aqui por Bruxelas? É possível. Dá notícias. beijinho.

  • Parabéns Ana Luisa. Excelente descoberta, agora falta-me descobrir a tua obra. Mas não tardarei muito até iniciar a leitura do que escreves, seja prosa ou literatura. Bjs. Joaquim Silva Rodrigues