O mapa de possíveis destinos de mobilidade inclui oito países da América Latina. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

São 27 bolsas destinadas a estudantes de pós- graduação, mas também a investigadores,  professores e técnicos europeus interessados em cumprir um período de mobilidade na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Peru . É esse o apetecível “menu” que a Universidade do Porto abre a todos os seus membros através do Projeto EUROINKA Net, um consórcio composto por 20 instituições do ensino superior da América Latina e da Europa e que visa estimular a cooperação entre estas duas regiões do globo.

No “pacote” de oportunidades de mobilidade disponíveis nas diferentes instituições parceiras do projeto contam-se bolsas para Estudantes e Investigadores (Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento), Staff Administrativo e Staff Académico. Serão aceites candidaturas nas seguintes áreas: Agricultura; Arquitetura e Urbanismo; Gestão e administração; Educação e Formação de Professores; Engenharia, Tecnologia; Direito; Matemática, Informática; Ciências Médicas; Ciências Naturais; Ciências Sociais; Comunicação e Ciências da Informação; Outras: energias renováveis, alterações climáticas e direitos humanos.

As bolsas para Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento têm a duração de 6 meses, ao passo que as destinadas ao Staff Académico e Staff Administrativo terão a duração de um mês.

O projeto assegura a cada bolseiro uma bolsa mensal, que varia entre os 1000 euros (Mestrado), 1500 euros (Doutoramento), 1800 euros (Pós-Doutoramento) e 2500 euros (Staff). Incluídos estão também a viagem (ida/volta) e um seguro de saúde e acidentes pessoais.

O prazo para submissão de candidaturas termina a 10 de maio de 2017. As candidaturas devem ser submetidas em http://www.euroinka.eu/apply.

Mais informações através dos endereços de e-mail [email protected] (SRI-U.Porto) e/ou [email protected] (coordenação do Projeto, a cargo da Manchester Metropolitan University, Reino Unido).