A abertura do ano letivo da FAUP conta com a presença de Álvaro Siza e Alberto Ferlenga.

Alberto Ferlenga, Reitor da Università Iuav di Venezia (IUAV) de Veneza, vai estar esta segunda-feira, dia 17 de setembro, a partir das 17h00, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, para o arranque oficial do ano letivo 2018/2019. “Sob o signo das cidades: Aldo Rossi 1931-1997” dá nome à conferência orientada pelo reconhecido professor e arquiteto. A ele junta-se Álvaro Siza, numa conversa sobre a influência e teorias daquele que foi também o primeiro italiano a ganhar o Prémio Pritzker.

Professor e arquiteto italiano, Alberto Ferlenga é fundador e presidente da Associação Villard e director da Scuola di Dottorato Iuav. É autor de várias publicações, como as monografias dedicadas a Aldo Rossi, Dimitris Pikionis, Hans Van der Laan (com P. Verde) e Joze Plecnik (com Sergio Polano). É ainda autor de diversos ensaios e artigos publicados nos principais periódicos internacionais.

A cerimónia de abertura do ano letivo inicia-se com a entrega dos Prémios Pedro Branco e Ricardo Spratley aos estudantes Maria Miguel Trindade (melhor estudante a terminar o 3.º ano, em 2017/2018) e Maria Isabel Mendonça (melhor estudante a terminar o mestrado integrado no ano lectivo 2016/2017, com média igual ou superior a 16 valores), respetivamente.

Álvaro Siza junta-se a Alberto Ferlenga para uma conversa que marca a abertura do ano letivo da FAUP. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A sessão assinala também o encerramento da Exposição “Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo”, centrada no trabalho de Álvaro Siza no campo da habitação social e que esteve patente na Galeria de Exposições da FAUP desde 18 de junho. Com curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli, esta exposição foi representou Portugal na XV Mostra Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia de 2016.

A conferência “Sob o signo das cidades: Aldo Rossi 1931-1997” e sessão de abertura do ano letivo realizam-se no Auditório Fernando Távora e têm entrada livre, sujeita a lotação da sala.