Álvaro Domingues foi ao Portugal Rural encontrar as contradições de um país em acentuado processo de desruralização. (Foto: DR)

A obra Vida no Campo, da autoria de Álvaro Domingues, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) venceu um dos prestigiados prémios de Edição da revista LER/Booktailors 2012, na categoria de melhor fotografia original.

Editado em 2012 pela Dafne Editora e segundo volume de uma trilogia iniciada com A Rua da Estrada, Vida no Campo apresenta-se como “uma metáfora sobre a perda do Portugal Rural e um antídoto contra o mau viver pela profunda metamorfose que vai lavrando pelo país dos (ex)agricultores”. É esse país “abandonado”, marcado pela dicotomia cidade/campo, que Álvaro Domingues procura recuperar, evidenciar e criticar através de fotografias originais, poemas, teses comuns e análises próprias.

Destinados ao que de melhor se faz em Portugal no campo da edição, os prémios LER/Booktailor foram entregues no passado dia 23 de fevereiro, no âmbito da 14ª edição do festival literário Correntes d’Escritas, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, numa cerimónia apresentada por Catarina Homem Marques e Pedro Vieira. Para além de Álvaro Domingues, foram distinguidos nomes como Manuel António Pina (Prémio Especial da Crítica), as Edições tinta-da-china (Prémio Especial Editora do Ano) e o ateliê Silvadesigners (prémios de Melhor Design de Capa Não-Ficção, Melhor Design de Capa — Coleção e Melhor Design de Obra — Arte e Fotografia.

Puderam candidatar-se ao concurso os livros editados em 2011 e 2012, resultando os vencedores de uma ponderação entre o Júri (40 %), o Conselho (40 %) e o público (20 %).

O júri da edição 2012 dos prémios LER/Booktailor foi composto por: Nuno Quintas e Paulo Ferreira (Booktailors), João Pombeiro e Rui Leitão (revista LER); Rui Penedo e Vítor Paulino (RPVP Designers); Manuela Ribeiro e Francisco Guedes (Correntes d’Escritas), DGLAB, Miguel Freitas da Costa (APEL), André Letria (ilustrador), Catarina Homem Marques e Helena Vasconcelos (imprensa), Guilhermina Gomes (editora), Jorge Guerra e Paz (livreiro), Luís Coimbra (tradutor), Joel Neto e Patrícia Reis (autores).

Mais informações aqui.

Sobre Álvaro Domingues

Licenciado e doutorado em Geografia pela Faculdade de Letras da U.Porto, onde deu aulas entre 1984 e 2000, Álvaro Domingues é Professor Associado da Faculdade de Arquitetura desde 2001, e investigador do CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Autor de uma vasta obra bibliográfica, é hoje um dos autores com uma reflexão mais original nos campos da geografia e dos estudos sobre o urbanismo.