A aplicação pretende colmatar a carência de soluções eficazes para o formato móvel/tablet.

A TOP Research é uma empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e acaba de lançar um produto capaz de revolucionar os hábitos de estudo. O TOP Files é uma aplicação para o sistema Apple (iOS) e torna possível abrir, copiar, partilhar e imprimir qualquer documento, em qualquer lugar, de uma maneira muito simples, assim como, mover e sincronizar arquivos e pastas para diversos repositórios online.

A aplicação permite ler documentos nos formatos mais comuns (como o pdf, word, powerpoint) ou até mesmo arquivos de páginas, tomar notas e arquivar as fontes e referências bibliográficas. A TOP Files, aplicação desenvolvida pela TOP Research, permite organizar e gerir ficheiros em dispositivos móveis sincronizados com o computador e “cloud computing”.

Nelson Pereira, CEO da TOP Research, considera que “atualmente não existem aplicações para dispositivos móveis que cubram de forma eficaz as necessidades académicas. Carência que a empresa pretende colmatar”. O CEO da empresa refere, ainda, que “segundo um estudo, cerca de 70% dos estudantes do Ensino Superior acham que o tablet vai mudar a forma como estudam. É um mercado promissor, por isso é premente apostar nele”.

O TOP Files é o primeiro lançamento da TOP Suite e integra um conjunto de três aplicações que prometem mudar os hábitos de estudo. “Não queremos levantar muito o véu sobre as restantes aplicações da TOP Suite, mas podemos dizer que fazer uma apresentação digital a partir de um documento de texto vai depender de um simples clique”, anuncia Nelson Pereira.