Dos 49 candidatos de nove universidades Europeias, apenas três foram selecionados (foto: D.R.)

Daniel Borges Madureira, antigo estudante do mestrado integrado em Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi um dos três jovens selecionados para integrar o programa de estágios proposto pela European Institute of Innovation and Technology Foundation (EITF).

O plano de trabalho da EITF reflete a sua determinação no desenvolvimento de capacidades de inovação e empreendedorismo e no disseminar práticas inovadoras em toda a Europa. Neste contexto, o programa de estágios, envolvendo as empresas membros da fundação, dirige-se aos jovens talentos de toda a Europa e destina-se a incutir-lhes competências, conhecimentos e atitudes no sentido de impulsionarem a inovação.

Dos 49 candidatos oriundos de nove universidades Europeias, apenas três foram selecionados: Daniel Madureira da FEUP, Alessandro Ando, do Politécnico de Torino e Ariel Pawłowski, da Universidade de Tecnologia de Poznan. Daniel já iniciou o seu estágio na Solvay em Hannover (Alemanha), Alessandro vai também estagiar na Solvay e Ariel na Agfa Gevaert. Os estágios terão a duração de 6 a 12 meses.

A seleção dos candidatos resultou de uma criteriosa seriação inicial com a colaboração dos diretores dos ciclos de estudo da FEUP onde os candidatos concluíram a sua formação, incluindo a confirmação de critérios de elegibilidade pela EITF. Seguiu-se a seleção realizada pelas empresas que disponibilizam as vagas. Os estágios estão a decorrer e o processo vai concluir com uma avaliação final do projeto.