(foto: Linkedin)

Luís Fonseca foi reconhecido enquanto docente e praticante exímio da gestão da qualidade (foto: Linkedin)

Luís Miguel Fonseca, alumnus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o primeiro português a receber o título de “Fellow” pelo board of directors da American Society for Quality (ASQ). Um reconhecimento  fruto das suas “contribuições significativas para a qualidade, por desenvolver sistemas de gestão e certificação e pela sua atividade continuada enquando docente e praticante da gestão da qualidade”.

O título de membro “Fellow” é uma honra concedida por outros membros da ASQ,  representa um escalão superior da carreira profissional na área da qualidade e atua como uma espinha dorsal da sociedade. Além do reconhecimento pelos seus pares, os Fellow ASQ têm direito a benfícios adicionais e exclusivos. Para a eleição deste título é realizada uma avaliaçao baseada em critérios como: competência, responsabilidade, publicações, pertencer ou não à ASQ, docência e consultoria. Tratando-se de uma eleição para um nível de membro e não para um cargo, este título não tem uma data limite de mandato, permanecendo como “um  casamento para a eternidade”, conta-nos o alumnus FEUP.

Luís Fonseca é docente de Gestão Industrial no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e concluiu a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica na FEUP em 1982. Pretende, com esta nomeação, divulgar e promover a aplicação da qualidade a todos os níveis e em todo o tipo de  entidades, enquanto metodologia para a  melhoria contínua e para o sucesso sustentável das organizações.  Reforçando o agradecimento a título pessoal e institucional à FEUP, Luís Fonseca enfatiza as competências transmitidas pela instituição e o contributo significativo para este resultado. O título será oficialmente atribuído ao alumnus na conferência mundial de qualidade e desenvolvimento, a 3 de maio de 2015, no Tennessee, Nashville.

Sobre a American Society for Quality (ASQ)

A ASQ tem a sua sede in Milwaukee (Wisconsin, EUA) e está representada em mais de 150 países. Apresenta-se como uma comunidade global de pessoas dedicadas à qualidade e um fórum para a partilha de ideias, ferramentas e experiências que contribuam para um mundo melhor. Posiciona-se como a “Voz Global da Qualidade”.

Para mais informação aceder a  (www.asq.org).