Paulo Gomes (foto: D.R.)

Paulo Gomes, alumnus de Engenharia Química e antigo Embaixador Alumni da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) no Reino Unido, abraçou o desafio de se tornar Embaixador da Fundação ‘Queen Elizabeth Prize for Engineering’ (QEPrize), uma organização que pretende valorizar e reconhecer a Engenharia, bem como atrair a nova geração para esta área.

Com o objetivo de “ajudar a dar continuidade a esta profissão tão gratificante e partilhar o prazer que sente todos os dias ao exercer engenharia”, Paulo Gomes assumiu o cargo de embaixador da Fundação, que não tem limite de mandato. Participar em eventos de sensibilização a pais, professores e alunos que frequentam escolas primárias, preparatórias e secundárias, ter um papel ativo em blogs e vlogs são algumas das atividades levadas a cabo pelo alumnus no âmbito do novo cargo: “basicamente, uso qualquer oportunidade para poder falar sobre Engenharia! Afinal, o mundo vive desafios que terão que ser respondidos nos próximos anos: e caberá às gerações vindouras resolver todos estes (e mais!) desafios.”

São duas as principais missões da Fundação QEPrize:  celebrar a Engenharia e divulgar e atrair a nova geração de profissionais para esta área. A primeira missão fica a cargo da Fundação, que atribui, desde 2013, um prémio bianual no valor de 1 milhão de libras com o objetivo de reconhecer personalidades de destaque na área de engenharia; já a segunda conta com o apoio dos seus embaixadores, que criam e coordenam uma série de atividades rumo ao objetivo.  Afinal de contas, quem melhor do que os próprios profissionais de engenharia para explicar as potencialidades desta área?

O QEPrize organiza vários eventos durante o ano, nos quais, jovens profissionais, profissionais com carreiras de destaque, alunos pré-universidade, professores, órgãos de comunicação social e embaixadores são convidados a participar: “A networking proporcionada, as discussões, o entusiasmo com que se fala sobre engenharia é fantástico!”, refere Paulo Gomes.

Sempre com o seu objetivo de embaixador QEPrize em mente, o antigo aluno FEUP deixa um desafio aos seus pares: “falem com uma criança sobre o que é engenharia. Mostrem como a imaginação e a ciência andam lado a lado. Quem sabe se essa criança não se tornará um engenheiro que contribuirá para resolver um dos desafios do nosso tempo?”.