O GraPE2013 tem como objetivo promover a interação e discussão entre os graduados portugueses em Portugal e no estrangeiro (Foto: DR)

Ivo Timóteo e José Reis, antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), são dois dos seis alumni da U.Porto que integram a comissão organizadora do GraPE2013: Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro, um evento internacional que  tem como objetivo promover a interação e discussão entre os graduados portugueses em Portugal e no estrangeiro.

Marcado para a tarde do próximo dia 21 de dezembro, na Fundação de Serralves, no Porto, o 2º Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro (GraPE) surge no seguimento do colóquio ‘Percursos em Ciência: Diversidade contra a Adversidade’ que teve lugar em dezembro de 2012, no Pavilhão do Conhecimento (Lisboa) e acolheu cerca de 150 participantes. Entre muitos oradores ilustres, destaque para António Coutinho (antigo Diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência), Nuno Crato (Ministro da Educação e Ciência) e Miguel Seabra (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia).

A edição deste ano tem como tema ‘Migrações científicas: ir e voltar’ e pretende abordar as principais problemáticas que preocupam os muitos portugueses que estão neste momento a equacionar novas oportunidades de formação ou até mesmo seguir uma carreira profissional no estrangeiro. Confirmados na sessão do próximo dia 21 de dezembro, no Porto, estão José Ferreira Gomes (Secretário de Estado do Ensino Superior e professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto), Carlos Fiolhais (Professor Universitário) e a eurodeputada Maria da Graça Carvalho. A sessão será moderada pelo jornalista Vasco Trigo.

Este é um evento de dinâmica internacional e único em Portugal, reunindo portugueses distribuídos pelo mundo e promovendo o debate de questões cruciais à progressão profissional de todos e ao avanço científico do país. Para além dos dois alumni da FEUP, integram a comissão organizadora Raul Saraiva (FCUP/ICBAS), Joel Alves (FCUP/CIBIO), Daniel Osório (FCUP/IBMC) e João Ribas (IBMC/INEB).

As inscrições decorrem até dia 16 de dezembro, através do site http://grape.pt

Mais informações aqui.