A SUMMARY, uma empresa que nasceu na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto pelas mãos de Samuel Gonçalves, antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), viajou recentemente até Boston (EUA) para apresentar uma exposição que utiliza realidade virtual na Salt Gallery da Boston Society of Architects Foundation.

Apresentando-se como uma exposição virtual, interativa e imaterial. a The Reasons Offsite foi pensada de forma a proporcionar uma experiência completamente diferente aos visitantes. Para o feito, estes usaram óculos especiais de realidade virtual e podem seguir o seu próprio percurso, já que a exposição não tinha material físico. Cada pessoa escolheu o que queria ver, em que momento e com que detalhe queria ver.

O objetivo da exposição passou por fazer uma radiografia dos diferentes momentos da evolução histórica da arquitetura pré-fabricada. Para isso, contou também com a cooperação de outros nomes da arquitetura mundial como Yona Friedman, professor no MIT e Universidade de Harvard, e Pedro Alonso, um dos curadores da Bienal de Veneza de 2014.

“Uma exposição em realidade virtual permite expor de forma mais económica e simples, quando comparado com as exposições de arquitetura tradicionais. Neste caso, a transferência e a produção de conteúdo não implica o envio de caixas infindáveis com material expositivo ou a impressão de rolos de papel, permitindo evitar custos e até produção de lixo”, afirma Samuel Gonçalves, da SUMMARY.

A The Reasons Offsite contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto e decorreu no âmbito da Tirana Architecture Week 2018.