Rui Lage é licenciado e doutorado pela Faculdade de Letras da U.Porto (Foto: DR)

O poeta e ensaísta Rui Lage, antigo estudante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), é o vencedor da edição 2016 do prestigiado Prémio Literário Fundação Inês de Castro, pela obra Estrada Nacional.

Natural do Porto, Rui Lage  (1975) é licenciado em Estudos Portugueses e Ingleses pela Faculdade de Letras da U.Porto, tendo fundado e dirigido, entre 1998 e 2004, a revista de literatura, música e artes visuais Águas-Furtadas, editada pelo Jornal Universitário do Porto. Em 2010, concluiu a sua tese de doutoramento em Literaturas Românicas (Perda, Luto e Desengano: a Elegia na Poesia Portuguesa do Século XX), também na FLUP.

Autor de sete livros de poesia, publicados entre 2002 e 2016, assina regularmente ensaios, traduções, crítica literária, ficção infanto-juvenil, textos para teatro, artigos académicos e de opinião. No início deste ano, lançou um ensaio sobre a obra poética de Manuel António Pina.

Em relação à obra premiada, Estrada Nacional é apresentada pela Fundação como “uma viagem com partida e regresso pelo mundo rural, com o itinerário definido poema a poema, estrada a estrada”. Com este livro, publicado em outubro de 206, Rui Lage encerra igualmente um ciclo dedicado ao mundo rural marcado pela publicação de Berçário (2004), Corvo (2008), Um Arraial Português (2011) e Rio Torto (2014).

O Júri do Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2016 foi presidido por José Carlos Seabra Pereira, integrando ainda os nomes do escritor Mário Cláudio,dos poetas Pedro Mexia e António Carlos Cortez e da antiga Ministra da Cultura e professora da FLUP, Isabel Pires de Lima.

Nas nove edições anteriores, o Prémio Literário Fundação Inês de Castro distinguiu obras de autores portugueses como Pedro Tamen, (2007), José Tolentino Mendonça (2009), Gonçalo M. Tavares (2011) Mário de Carvalho (2013) e Luís Quintais (2014), entre outros.

A cerimónia de entrega do galardão acontecerá no próximo dia 8 de abril, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra.