Guilherme Paredes vai continuiar a sua investigação na Universidade de Aalborg (foto: D.R.)

Guilherme Moura Paredes, antigo estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou uma bolsa individual ‘Marie Skłodowska-Curie’, financiada pela Comissão Europeia, com o objetivo de melhorar o potencial criativo e inovador de investigadores experientes, diversificando as suas competências individuais.

Doutorado em Engenharia Civil em 2016, Guilherme conquistou a bolsa através do seu projeto “Mooring of floating wave energy converters: numerical simulation and uncertainty quantification” que pretende desenvolver e melhorar métodos de dimensionamento de cabos de amarração para obter sistemas de amarração mais económicos. Estes são os cabos que fixam estruturas flutuantes (ex: navios, plataformas petrolíferas, conversores de energia das ondas) ao fundo do mar e que, ao serem otimizados,  reduzem os custos do sistema de amarração. Daí advêm grandes benefícios, sobretudo para a indústria da eneriga renovável marinha, onde o custo do sistema de amarração pode representar 18% a 30% do custo total da estrutura.

O projeto está dividido em duas fases e vai utilizar uma abordagem baseada na quantificação numérica de incerteza para estimar as solicitações a que são sujeitas as estruturas flutuantes, para um determinado grau de confiança. Esta metodologia vai depois ser comparada com a forma de dimensionamento tradicional, determinística, que utiliza coeficientes de segurança, para avaliar os possíveis impactos económicos.

Para se conseguir uma bolsa Marie Skłodowska-Curie é necessário comprovar um currículo excecional no que diz respeito a investigação, publicações, ações de divulgação e formação, e reconhecimento internacional, com um mínimo de experiência de pelo menos quatro anos (para doutorados), ou de oito anos (para não doutorados). As propostas, que têm também de estar de acordo com os objetivos do programa quadro da União Europeia, são depois avaliadas por um painel de especialistas independentes, convocado pela  Research Executive Agency (REA) e classificadas de acordo com a sua excelência, impacto, e qualidade e eficiencia da sua aplicação. É dada uma pontuação de 0 a 5 a cada um dos critérios anteriores e apenas são pré-seleccionadas propostas com uma pontuação superior a 70% do total. Guilherme Paredes obteve uma pontuação total de 96,20%.

A bolsa conquistada será desenvolvida na Universidade de Aalborg, na Dinamarca, e dá continuidade ao trabalho de investigação do antigo estudante numa área que desenvolve já desde 2007, quando iniciou a sua tese de mestrado. Com a duração de 24 meses, a bolsa individual Marie Skłodowska-Curie atribui um financiamento de 200.194,80 euros  e inicia-se em outubro de 2017.

Mais informações sobre bolsas Marie Skłodowska-Curie aqui.