Projeto de Paulo Ribeiro (ao centro na foto) contou com a supervisão de Rui Prior (à esq.) e Sérgio Crisóstomo (à dir.), ambos docentes do departamento de Ciência dos Computadores da FCUP e investigadores do IT. (Foto: DR)

Paulo Ribeiro, mestre em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), venceu o prémio ISOC PT / INForum 2018, no valor de 1000 euros, com o trabalho “A Secure Distributed Cloud Storage System for Android Devices” apresentado no Simpósio de Informática INForum 2018, que teve lugar em Coimbra nos dias 3 e 4 de setembro.

Com a supervisão dos docentes do departamento de Ciência dos Computadores da FCUP e investigadores do IT, Rui Prior e Sérgio Crisóstomo, o projeto distinguido consistiu no desenvolvimento de um sistema de ficheiros baseado em serviços de armazenamento cloud de múltiplos provedores, que dá garantias de privacidade e integridade da informação guardada e que é tolerante a falhas parciais de acesso ou adulterações da informação armazenada.

O prémio ISOC PT (Portuguese Chapter da Internet Society) visa galardoar o melhor trabalho que se enquadre nos objetivos da Internet Society: promover uma Internet aberta, inclusiva e acessível a todos, confiável e que seja um fator de desenvolvimento económico, humano e social de toda a humanidade.

Organizado pela Universidade de Coimbra, o 10.º INForum decorreu naquela cidade nos dias 3 e 4 de setembro.