Diogo Veiga completou o Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP em 2015/2016 com a dissertação “Powerful Spaces – Precisões Sobre Um Sistema Presente” (Foto: DR).

A dissertação do Mestrado Integrado em Arquitectura de Diogo Veiga, formado em 2015/2016  pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi distinguida com uma Menção Honrosa na edição de 2017 do European Architectural Medals for the Best Diploma Projects (EAM BDP).

Com o título ‘Powerful Spaces – Precisões Sobre Um Sistema Presente‘, o trabalho de investigação orientado pelo Professor Helder Casal Ribeiro revisitou “o processo de desenho de um projecto para a sede do grupo helvético Kibag, realizado durante um período de catorze semanas no laboratório giuliani.hönger” e pretendeu “explicitar e aprofundar os temas propostos pelo laboratório como condutores do desenho de projecto e reflectir sobre a metodologia adoptada pelos arquitectos, avaliando as competências da mesma enquanto meio de investigação e acção”.

A dissertação de Diogo Veiga revisitou “o processo de desenho de um projecto para a sede do grupo helvético Kibag, realizado durante um período de catorze semanas no laboratório giuliani.hönger” (Foto: Figura espacial/DR)

O júri para esta edição do Prémio foi presidido por Luciano Lazzari (Presidente da Architects’ Council of Europe) e formado por Karl Otto Ellefsen (em representação da European Association for Architectural Education), Marian Moiceanu (em representação da University of Architecture and Urbanism Ion Mincu), Boris Koružnjak e Rudolf Wienands.

O European Architectural Medals for the Best Diploma Projects é um concurso europeu que se realiza anualmente e que distingue os melhores trabalhos de final de curso, na transição entre a vida académica e a profissional. No total foram entregues quatro prémios e quatro menções honrosas a trabalhos oriundos do Chipre, Noruega, Roménia, Espanha, Irlanda, Reino Unido e Portugal.

O concurso é organizado pela University of Architecture and Urbanism Ion Mincu (UAUIM), European Association for Architectural Education (EAAE) e Architects’ Council of Europe (ACE). Mais informações em https://eam.uauim.ro/projects/2017/.