José Pedro Silva e Pedro Simeão Carvalho, antigos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), integraram recentemente a Comissão Executiva do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) Portugal, filial portuguesa da maior organização profissional do mundo.

A dupla de antigos estudantes tomou posse em janeiro, assumindo funções executivas para o biénio 2018-19. José Pedro Silva assumiu o cargo de Presidente do IEEE Portugal e Pedro Simeão Carvalho foi indicado como Tesoureiro da mesma organização. Os restantes membros da Comissão Exectutiva do IEEE Portugal são Miguel Castanheira Marques e Catarina Silva (Vice-Presidente) e Ana Margarida Trigo (Secretária).

José Pedro Silva (3.º a contar da esquerda, na fila de baixo) é o novo Presidente do IEEE Portugal, ao passo que Pedro Simeão Carvalho (à dir. da foto) assume as funções de Teroureiro. (Foto: DR)

José Pedro Silva é Principal Software Engineer e Area Manager na Critical Manufacturing e Pedro Simeão Carvalho exerce i cargo de Lead Fullstack Engineer na 7egend. A dupla de alumni FEUP pretende com esta nomeação no IEEE “Aproximar a indústria e a academia, através da co-promoção de atividades de investigação e desenvolvimento e da organização de conferências científicas”.

O ano de 2018 avizinha-se particularmente desafiante para a dupla de alumni FEUP e restante equipa, uma vez que Portugal no geral e a FEUP em particular, foram o palco escolhido para a organização do maior encontro estudantil da Região 8 do IEEE. O Students and Young Professionals Congress (SYP) 2018 decorre entre 25 e 29 de julho e conta com a presença 450 participantes da Europa, África e Médio Oriente.

Mais informações aqui.

Sobre o IEEE

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é uma organização profissional sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos e é a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em beneficio da humanidade (aproximadamente 420 000 membros).

Fundado em 1963 após a fusão do Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) com o Instituto Americano de Engenheiros Eletricistas (AIEE), o IEEE tem filiais em muitas partes do mundo, incluindo Portugal (IEEE Portugal), que conta com perto de 1200 membros.