Alumni da FCUP vencem concurso promovido pela UPTEC e Famalicão

Criada por alumni da FCUP, a Portugal Bugs foi a vencedora do concurso JUMP. Foto: DR

Desenvolver alternativas alimentares naturais com incorporação de farinha de inseto é a proposta da Portugal Bugs, projeto que acaba de receber um impulso de cinco mil euros para o desenvolvimento do negócio. A startup de Guilherme Pereira e Sara Martins, antigos estudantes da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), venceu o JUMP, concurso promovido pela Câmara Municipal de Famalicão em parceria com a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

Para além do prémio monetário, a Portugal Bugs conquistou o direito a instalar-se gratuitamente durante um ano na incubadora Famalicão Made IN, com acesso a programa de aceleração de negócios.

Os empreendedores têm já formuladas quatro barras proteicas, algumas formulações de massa proteicas e também os próprios insetos desidratados temperados, contando ainda com a própria farinha de inseto. A empresa procura destacar-se como marca pioneira do setor em Portugal, ao assumir um papel de produtora e transformadora de insetos.

Criada por Pedro Humbert, Alan Cunha e Vitor Sanches, a ECO2Blocks foi a segunda classificada da competição. O projeto que transforma resíduos da indústria em produtos de alta qualidade para a construção civil, absorvendo CO2 no seu processo produtivo, arrecadou um prémio monetário no valor de mil e quinhentos euros e o direito à instalação gratuita na Incubadora Famalicão Made In.

Um programa colaborativo que conecta o mercado de primeira mão com o de segunda mão, permitindo que retalhistas de moda premium incentivem os seus consumidores digitais a trocar artigos de moda usados por novos, é a proposta da White Stamp. Este projeto criado por Pedro Santos e Marta Rito, do Porto, conquistou igualmente o direito a instalar-se na Incubadora Famalicão Made IN e recebeu um prémio monetário de mil euros.

Foram 15 as ideias de negócio que passaram à segunda fase do concurso, sendo que apenas cinco foram provenientes de Vila Nova de Famalicão. Os objetivos do concurso passaram por atrair novas ideias de negócio e promover novas soluções e serviços para a indústria, a cidade e os cidadãos. Os vencedores foram conhecidos no dia 11 de julho, depois de uma apresentação individual dos participantes ao júri do concurso.