O projeto “casas na árvore”, assinado por Tiago Rebelo de Andrade e Luís Rebelo de Andrade, está nomeados na categoria de arquitetura de hotelaria (Foto: DR)

Os arquitetos Tiago Rebelo de Andrade e Emanuel de Sousa, ambos antigos estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e o consagrado Álvaro Siza Vieira, professor aposentado da FAUP, estão entre os 70 finalistas (onze dos quais portugueses) dos prémios Edifício do Ano 2014 atribuídos pelo ArchDaily, o mais importante site de Arquitetura a nível mundial.

Tiago Rebelo de Andrade e o pai, Luís Rebelo de Andrade, estão nomeados na categoria de arquitetura de hotelaria com o projeto “casas na árvore”. Já Emanuel de Sousa integra o atelier Carvalho Araújo, Arquitectura e Design,nomeado na mesma categoria pelo projeto da “casa de hóspedes De Lemos”, em Passos Silgueiros.
Álvaro Siza, o primeiro Prémio Pritzker português, está nomeado na categoria de arquitetura pública pelo projeto do quartel de bombeiros de Santo Tirso.

O ArchDaily realiza esta eleição desde 2009 a partir de uma listagem que inclui todos os projetos publicados no site durante o ano anterior. Depois de uma primeira seleção que envolveu  mais de 3.500 candidatos, a escolha dos projetos vencedores das 14 categorias a concurso cabe aos arquitetos e visitantes registados no ArchDaily. Os resultados da votação online serão conhecidos a 31 de janeiro.

Recorde-se que, em 2011, os utilizadores do ArchDaily elegeram três projetos com marca da “Escola do Porto” entre os melhores do ano. Foram eles o o edifício da Vodafone no Porto e o Closet House, em Matosinhos, dois edifícios assinados por alumni da FAUP (José António Barbosa e Pedro Lopes Guimarães, w Marta Costa, respetivamente) alumni da FAUP). O outro projeto premiado foi o bar temporário o bar temporário que representou a Associação de Estudantes da FAUP (AEFAUP) na Queima das Fitas do Porto.

 Mais informações aqui.