Kelly de Jesus Allen Graça é mestre e doutora pela FADEUP. (Foto: DR)

Kelly de Jesus Graça, antiga estudante de mestrado e doutoramento da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), foi distinguida com a edição 2017 do Prêmio Jovem Pesquisador da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), galardão destinado a jovens cientistas brasileiros em início de carreira (que tenham defendido as suas teses de doutoramento nos últimos 10 anos ), mas que se distingam  já pela sua contribuição significativa para o desenvolvimento da Biomecânica.

Atual Professora da Faculdade de Educação Fisica e Fisioterapia da Universidade Federal de Manaus (UFAM), Kelly de Jesus Allen Graça concluiu a Licenciatura em Educação Física em 2004, na Pontificia Universidade Catolica do Parana (PUCPR). Partiu depois para o Porto, onde viria a concluir, em 2008, o Mestrado em Desenvolvimento Motor na FADEUP. Foi também aqui que, em 2015, defendeu as provas de Doutoramento em Ciências do Desporto, com a tese intitulada “Physiological and biomechanical characterization from low to severe swimming intensities. A study performed using a front crawl intermittent incremental protocol”, orientada por Ricardo J. Fernandes.

Ao longo do seu percurso académico e científico, a alumna da FADEUP tem-se destacado pelo seu trabalho nos domínios da  natação, natação-performance, natação ensino-aprendizagem, biomecânica e fisiologia. Um trabalho que não passou ao lado da Sociedade Brasileira de Biomecânica que, após a avaliação dos vários candidatos, distinguiu a investigadora com um galardão que, de acordo com a SBB, pretende ser um “fator de motivação para que continue contribuindo com a biomecânica brasileira, desenvolvendo ciência de qualidade e incentivando a formação de novos cientistas”.

A avaliação dos candidatos ao Prêmio Jovem Pesquisador 2017 teve como base critérios como a produção e publicação de artigos científicos em revistas de fator de impacto médio e a apresentação de uma proposta de palestra a apresentar no Congresso Brasileiro de Biomecânica.

A Sociedade Brasileira de Biomecânica foi estabelecida em 2012, na cidade de S. Paulo, e tem como missão promover a expandir a área da Biomecânica no Brasil. A sua atividade passa por fomentar e apoiar a melhoria dos profissionais na área e em campos de estudo relacionados, organizar o Congresso Brasileiro de Biomecânica, divulgar e impulsionar a Biomecânica e outras áreas de estudo, favorecer a interação entre instituições, do Brasil e de outros países, e assegurar os princípios éticos no exercício do Biomecânica.