Depois de duas licenciaturas na FCUP, Graça Rocha desenvolveu todo o seu percurso científico no estrangeiro. (Foto: DR)

A equipa de investigação do observatório espacial Planck (ESA), da qual faz parte Graça Rocha, licenciada em Matemática, Física e Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), acaba de ser distinguida com o Prémio Cosmologia Gruber, um dos mais importantes galardões internacionais da área da Cosmologia.

O Prémio Gruber, que será entregue à Colaboração Científica Planck em agosto deste ano, visa galardoar os investigadores principais e as equipas de investigação que tenham dado um importante contributo para a compreensão do Universo.

A Colaboração Científica Planck, responsável pelo satélite de terceira geração com o mesmo nome, lançado em 2009, efetuou um exaustivo mapeamento da radiação cósmica de fundo na região de microondas do espectro electromagnético, revelando um retrato do Universo nos primeiros 380 mil anos depois do Big Bang. Liderada pelos cientistas Nazzareno Mondolesi e Jean-Loup Puget, a equipa é composta por cerca de 400 cientistas de todo o mundo, que participam na exploração científica dos dados do Planck.

Graça Rocha integra esta equipa desde o seu início, tendo liderado três grupos de trabalho e sido porta-voz da colaboração aquando da apresentação pública dos seus primeiros resultados, em abril de 2013.

A cientista portuguesa é licenciada em Matemática Pura (1987) e em Física/Matemática Aplicada – Astronomia (1991) pela FCUP. Prosseguiu depois os seus estudos no Reino Unido, no Queen Mary & Westfield College (Londres), e no Departamento de Física da Universidade de Cambridge. Atualmente é investigadora no Jet Propulsion Lab na Universidade da Califórnia (EUA).