Ana Santos (Fotos: Fundação EDP)

Ana Santos, antiga estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é a vencedora da 10.ª edição do Prémio EDP Novos Artistas, uma iniciativa bienal da Fundação EDP, que tem como objetivo promover a criação artística e distinguir os valores emergentes da arte contemporânea portuguesa.

Um conjunto de peças concebidas a partir de vários materiais, que cruzam a escultura, a pintura e o desenho, foi quanto “bastou” para a artista nortenha se distinguir entre os nove finalistas da edição deste ano do galardão, no valor de 11.500 euros. A obra mereceu a escolha unânime do  júri – presidido por José Manuel dos Santos, diretor cultural da Fundação EDP -, que realçou “a coerência do trabalho, o uso instintivo do espaço, a utilização de materiais que criam uma relação visual e física com o observador”.

Natural de Espinho em 1982, Ana Santos é licenciada em Artes Plásticas (Escultura) pela FBAUP e mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa, cidade onde vive e trabalha atualmente. No currículo destaca-se ainda uma passagem pelo curso de Artes Visuais do programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian e a participação, em 2010-2011, numa residência artística no International Studium & Curatorial Program, Nova Iorque (EUA), ao abrigo de uma bolsa da Gulbenkian.

O Museu de Serralves, Porto, o espaço Chiado 8 – Arte Contemporânea e o Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian (ambos em Lisboa) e o Roullet, em Nova Iorque, foram apenas alguns dos espaços onde Ana Santos expôs o seu trabalho. Desde o passado dia 14 de fevereiro,  a artista pode ser “vista” juntamente com o grupo 12 Contemporâneos – Estados presentes, exposição patente no Museu de Serralves.

A edição deste ano do Prémio EDP Novos Artistas contou com 567 candidaturas. No grupo final de nove finalistas destaca-se ainda a presença da dupla Mariana Caló / Francisco Queimadela, também eles alumni do curso de Artes Plásticas (Pintura) da FBAUP e vencedores do prémio BES Revelação em 2012.

A exposição com os trabalhos selecionados para a fase final do prémio pode ser visitada até 23 de março de 2014, na Galeria da Fundação EDP, no Porto.

Sobre o Prémio EDP Novos Artistas

Instituído em 2000, com periodicidade bienal, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP destina-se à revelação de novos valores da criação nacional no domínio das artes plásticas. Entre os vencedores de anteriores edições estão Joana Vasconcelos, Vasco Araújo, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, e Gabriel Abrantes.