Alumni da U.Porto premiados no Fraunhofer Portugal Challenge

João Monteiro (o 3.º da esq.) e Nuno Moniz (o último da dir.) ficaram em 2º lugar nas categorias de Mestrado e Doutoramento, respetivamente. (Foto: Fraunhofer Portugal)

Nuno Moniz e João Monteiro, antigos estudantes da Universidade do Porto e atualmente investigadores do INESC TEC, receberam o segundo prémio do concurso Fraunhofer Portugal Challenge 2017, nas categorias de doutoramento e mestrado, respetivamente.

Nuno Moniz ficou em segundo lugar com a tese de doutoramento intitulada “Prediction and Ranking of Highly Popular Web Content”, desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que teve como orientador Luís Torgo, também professor da FCUP e investigador do INESC TEC.

Esta tese tem como principal propósito melhorar a capacidade de antever o volume de atenção que conteúdos web receberão, com ênfase nos casos recentes e de elevada popularidade, permitindo assim uma recomendação mais rápida e precisa de tais conteúdos, tendo em conta a elevada difusão de conteúdos online e a crescente procura por parte dos utilizadores de um acesso rápido e fácil a conteúdo relevante.

Por sua vez, João Monteiro arrecadou o segundo lugar na categoria de dissertação de mestrado com o trabalho “HealthTalks – Improving Health Communication and Personal Information Management”, no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A orientação esteve a cargo de Carla Teixeira Lopes, também professora na FEUP e investigadora no INESC TEC.

Este trabalho focou-se no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, a HealthTalks, que pretende melhorar a comunicação entre os pacientes e os profissionais de saúde e auxiliar a gestão de informação de saúde pelos pacientes. Esta aplicação grava o áudio de uma consulta, transcreve o diálogo entre o paciente e o seu profissional de saúde, e identifica os termos médicos utilizados, disponibilizando informações sobre cada um deles. Permite também associar anotações a estes registos, antes ou depois da consulta.

A apresentação dos premiados foi conhecida no evento de encerramento do Fraunhofer Portugal Challenge, que decorreu a 25 de outubro na sede da Fraunhofer.

O evento, que já vai na 8ª edição, pretende distinguir alunos de universidades portuguesas que estejam a desenvolver teses de mestrado e de doutoramento, de orientação prática, nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Multimédia e outras ciências semelhantes. São premiados projetos que demonstrem utilidade prática e que promovam a cooperação entre a indústria e a comunidade científica.