Altamiro Costa-Pereira, professor Catedrático da FMUP, foi eleito para um mandato de quatro anos  (Foto: DR)

Altamiro da Costa-Pereira, professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi eleito esta quinta-feira diretor da FMUP pelo Conselho de Representantes da instituição para um mandato de quatro anos (2018 a 2022). Para este mandato, o diretor recém-eleito propõe-se explorar e reforçar todas as potencialidades que considera mais-valias para o desenvolvimento da Faculdade de Medicina da U.Porto.

No conselho executivo, Altamiro da Costa-Pereira contará com o apoio de Francisco Cruz – enquanto subdiretor – e José Gerardo, Lia Fernandes e Armando Cardoso enquanto vogais. Também segundo a proposta apresentada ao Conselho de Representantes pelo próximo diretor da instituição, a direção do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP ficará assegurada por Dulce Madeira.

Licenciado em Medicina pela FMUP, em 1983, iniciou a sua carreira académica como Assistente Estagiário de Epidemiologia e Saúde Pública, em 1985, e frequentou a especialização em Pediatria, no Hospital de São João (Porto). Participou em vários cursos de pós-graduação nas universidades de Johns Hopkins (EUA), McGill (Canadá) e Nijmegen (Holanda) e concluiu os seus estudos de doutoramento no Ninewells Hospital and Medical School – Universidade de Dundee (Escócia), em 1993.

Altamiro da Costa-Pereira tem desenvolvido atividade científica em instituições nacionais e estrangeiras, nas áreas da epidemiologia, informática médica e investigação clínica, assinando cerca de 350 trabalhos científicos. Participou em mais de 50 painéis e comissões de avaliação de bolsas, projetos e equipas de investigação científica, nacionais e internacionais, nas áreas das ciências da vida, da saúde e tecnologias, sendo regularmente convidado pela Comissão Europeia como avaliador, desde 1999.

Atualmente, Altamiro da Costa-Pereira é diretor do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da FMUP, e coordenador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, uma das duas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) sediadas na FMUP.

A tomada de posse do novo diretor da FMUP terá lugar no próximo dia 14 de novembro, na Reitoria da U.Porto.