Alírio Rodrigues foi o principal impulsionador do Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE) da FEUP, criado em 1990.

Alírio Rodrigues, professor catedrático do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai proferir a sua última aula esta sexta-feira, dia 19 de julho, às 17h00, no Auditório da FEUP. Com um percurso ligado ao ensino e à investigação científica, Alírio Rodrigues foi o fundador do Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE) da FEUP, cujo trabalho de investigação tem sido reconhecido e classificado como “excelente” em termos nacionais e internacionais.

A cerimónia de Jubilação de Alírio Rodrigues será então o culminar de muitos anos dedicados ao ensino e à investigação a partir da Faculdade de Engenharia. O percurso do professor catedrático da FEUP, ficará intimamente ligado à história da própria faculdade, onde desempenhou funções como Diretor em dois períodos distintos: de 1978 a 1979, e depois de 1984 a 1990.

Distinguido com o Prémio “Estímulo à Excelência” (2004) atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e com o Prémio de Excelência Científica da FEUP (2009), o professor catedrático da FEUP esteve também envolvido em projetos de investigação premiados a nível internacional: destaque para o “Model-Based Innovation 2012” e para o ” IChemE, ABB Global Consulting Award for Sustainable Technology 2008”, no campo da investigação dos aditivos verdes para gasóleo.

Alírio Rodrigues foi o principal impulsionador do Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE) criado em 1990. O laboratório associado da FEUP reúne cerca de 100 investigadores cujo trabalho na escala de avaliação de Unidades de Investigação realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para os períodos de 1993/1995, 1996/1998 e 1999-2001 recebeu a classificação de “Excelente”.

Intitulada “My journey. What´s Next?” a última aula de Alírio Rodrigues vai revisitar o seu percurso de vida desde os tempos da escola primária e liceu até chegar à Universidade. O doutoramento em França e o início de carreira enquanto professor em África vão ser assuntos para recordar, assim como o regresso a Portugal. A criação do LSRE e os anos dedicados ao ensino na FEUP vão também ser revisitados, a par dos projetos de cooperação internacional estabelecidos com os BAIC.

Licenciado em Engenharia Química pela Universidade do Porto em 1968 e doutorado em 1973 pela Universidade de Nancy, em França, Alírio Rodrigues iniciou o seu percurso profissional em 1970 na Universidade de Luanda como professor assistente. Regressou a Portugal em 1975. Passou pela Universidade de Évora e fez Agregação no Instituto Superior Técnico (Lisboa), tendo voltado à Universidade do Porto em 1976. Do seu percurso enquanto professor destacam-se também as colaborações com outras Universidades, na categoria de professor convidado, onde leccionou unidades curriculares relacionadas com engenharia química: University of Virginia (USA), Universidad de Oviedo (Spain), Université de Paris XI, Orsay, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis, Brasil, Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola e mais recentemente o Institute of Chemical Technology, Mumbai (Índia).

Alírio Rodrigues publicou, até ao momento, cerca de 500 artigos científicos, que tiveram mais de 7000 citações. Foi orientador de cerca de 60 teses de doutoramento. É ainda autor de 6 patentes.