Filme a exibir explora a temática das tensões raciais nos Estados Unidos

O investigador do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) Alexandre Quintanilha vai apresentar, esta quinta-feira, 22 de novembro, mais uma sessão do cineICBAS. O filme exibido será ‘To Kill a Mockingbird’, de Robert Mulligan (1962).

Baseado no romance de Harper Lee, distiguido com o prémio Pullitzer, “To Kill a Mockingbird” (“Por favor, não matem a cotovia”, na versão portuguesa) passa-se na comunidade rural do sul dos Estados Unidos na época da Grande Depressão e conta a história de uma mulher branca que acusa um negro de a ter violado. Embora inocente, o resultado do julgamento é de tal maneira previsível que nenhum advogado o poderá evitar. A não ser Atticus Finch, (Gregory Peck), que aceita ser o seu defensor, contra a maioria da população. O filme recebeu o Óscar de melhor argumento adaptado.

A sessão, de entrada livre, tem início às 18 horas, no anfiteatro 2 do ICBAS.

Dinamizado por estudantes do ICBAS, o cineICBAS promove sessões semanais e abertas ao público em geral, com a presença de investigadores e professores do instituto. Depois desta sessão, o cinema regressa ao ICBAS  a 29 de novembro, com a exibição do filme “Caché”, de Michael Haneke (2005). O ciclo prossegue em dezembro com “King of Comedy”, de Martin Scorcese (1982), no dia 6, e “Underground”, de Emir Kusturica (1995), no dia 13.