Alberto Teixeira, antigo estudante da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e Copresidente do Grupo Ibersol, é o vencedor do Prémio Carreira FEP 2019, que será entregue na Sessão Solene do Dia da FEP 2019, a realizar no próximo dia 28 de maio, terça-feira, às 17h30, no Jardim das Pós-Graduações da faculdade.

O Prémio Carreira FEP distingue anualmente um diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

Licenciado em Economia pela FEP, em 1975, Alberto Teixeira tornou a Ibersol – a qual adquiriu em 1997, juntamente com o sócio António Pinto de Sousa – num dos maiores grupos de restauração da Península Ibérica. Antes, e durante 18 anos, desempenhou funções no Grupo Sonae – na Sonae Indústria (Portugal e Espanha), Sonae Distribuição e Holding.

O Grupo Ibersol explora em Portugal, Espanha e Angola insígnias como a Pizza Hut, Burger King, Pans&Company, KFC (Kentucky Fried Chicken), Ribs, FrescCo, Dehesa Santa Maria, entre muitas outras marcas próprias e franquiadas.

Cotado em bolsa desde 1997, em 2018 o volume de negócios do Grupo ascendeu a mais de 450 milhões de euros. O Grupo possui 125 restaurantes franquiados, 516 em operação direta (332 em Portugal, 292 em Espanha, 10 em Angola e 7 em Itália) e emprega mais de 10 mil colaboradores.

A nível pessoal, Alberto Teixeira foi jogador de futebol profissional do Futebol Clube do Porto e Boavista Futebol Clube e conquistou três Taças de Portugal.

A entrega Prémio Carreira FEP constitui, como habitualmente, o ponto alto da Sessão Solene do Dia da FEP,

A entrega do Prémio Carreira FEP será então o ponto alto da Sessão Solene do Dia da FEP 2019 (ver programa completo). Com início marcado para as 17h00, a sessão contará com as intervenções do Diretor da FEP, José Varejão e do Presidente da AEFEP, Miguel Gomes. O encerramento ficará a cargo de Fernando Silva, Vice-Reitor da Universidade do Porto para a área das Tecnologias de Informação e de Comunicação.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

Sobre o Prémio Carreira FEP

Lançado pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP já distinguiu nomes como Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a titulo póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos e Ricardo Fonseca. O júri deste ano foi composto pelo Diretor da FEP (que preside, sem direito a voto), pela Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Manuela Aguiar, pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e pelos antigos estudantes da Faculdade: Gabriela Castro, João Ferreira, José Redondo e Manuel Ferreira da Silva.