O Global Forest é um dos projetos desenvolvidos pela agência (foto: D.R.)

Sabia que foi recentemente inaugurada na cidade do Porto a delegação de uma agência internacional de design e tecnologia que tem como parceiros a NASA e o ator norte americano Leornardo Di Caprio? E se lhe dissermos que essa empresa tem nos seus quadros de colaboradores dois alumni FEUP? Simão Belchior, antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um dos Gestores de Projetos da Vizzualizity e Tiago Santos, também ele alumnus do MIEIC, assume a função de Backend Developer.

Combater problemas sociais e ambientais críticos através da transformação de dados complexos em visualizações de grande qualidade – é este o grande objetivo da Vizzuality, que trabalha sobretudo com Organizações Não Governamentais que se focam em resolver problemas chave como a desflorestação, as alterações climáticas, a pesca ilegal, a corrupção e a desigualdade social.

Essencialmente, a Vizzualizity permite que todos nós sejamos soldados ao serviço do bem estar da sociedade e do planeta. Como? Pegando do ‘palavrão’ Big Data e transformando-o em imagens e gráficos interativos, inteligíveis e de fácil compreensão para o cidadão comum. Guiada por dados resultantes de investigação científica, a Vizzuality desenvolve mapas que permitem aos seus utilizadores monitorizar a desflorestação praticamente em tempo real, acompanhar atividades de pesca ilegal e identificar comunidades a necessitar de ajuda humanitária, reduzindo o fosso entre a ciência, política e o design.

Os dados podem ser provenientes de variados satélites, que contenham informação sobre desflorestação, do rastreio de matérias primas ou de tracking em direto de embarcações de pesca. Para já, a informação está concentrada nas regiões mais críticas do globo, mas o grande objetivo passa por expandir a todo o globo. Toda a informação encontra-se no site, mas também é possível visualizá-la em aplicações para tablets e smartphones.

O alumnus Simão Belchior e atual Vice-Presidente da Associação de Antigos Alunos de Engenharia Informática da FEUP (AlumniEI) explica que as equipas de “data scientists, investigadores, designers e programadores trabalham em conjunto para criar visualizações bonitas e entusiasmantes”, e acrescenta que os avanços tecnológicos “têm permitido processar dados com muito mais pormenor do que anteriormente, que são colocados nas mãos de pessoas que os podem utilizar para tornar o mundo um lugar melhor”.

A decisão de abrir um escritório no Porto foi inspirada pelo facto da cidade “ter tudo o que é preciso”. Ambiente tecnológico vibrante, excelentes universidades e boa comida, brinca Simão, que foi também o primeiro embaixador alumnus FEUP (Reino Unido): “O Porto é um óptimo sítio onde trazer os nossos clientes para reuniões de design e planeamento. Com ótimas paisagens, pessoas simpáticas e comida deliciosa, o Porto é a localização perfeita para inspirar a criatividade e o pensamento inovador que é necessário para abordar problemas fundamentais como a desigualdade e as alterações climáticas”.

Se ficou impressionado com o trabalho desta agência e anda à procura de novas oportunidades profissionais, saiba que a Vizzuality está a recrutar novos membros para a sua equipa do Porto! Visite o website vizzuality.com para detalhes sobre as vagas existentes ou envie um email para [email protected].

Sobre a Vizzuality

A Vizzuality consiste numa agência de design e tecnologia, especializada em visualização de dados e na criação de ferramentas digitais que ajudem a tornar o nosso planeta num lugar melhor.

Há já quase oito anos que tem trabalhado em projetos que ajudam, por um lado, a combater problemas como a desflorestação, as alterações climáticas e a desigualdade social, e, por outro, a melhorar a transparência dos governos e das empresas.

Grande parte do seu trabalho passa por ajudar os utilizadores a entender informação complexa, de forma a que possam utilizá-la para tomar decisões mais conscientes. Essencialmente, a vizzuality pretende criar ferramentas que aproximem a ciência, a política e os cidadãos.

Contando com cerca de 40 colaboradores, a empresa tem escritórios em Madrid, Cambridge, Washington D.C. e, recentemente, no Porto.

Mais informações disponíveis em vizzuality.com.