A medição dos níveis de glicemia e tensão arterial fazem parte do conjunto de rastreios disponibilizados. (Foto: DR)

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promove de 7 a 11 de abril“Semana da Saúde e Bem-Estar”. Esta iniciativa é organizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que se celebra no dia 7 de abril.

Os principais objetivos do evento passam por possibilitar o contacto entre os alunos de medicina e a comunidade, numa vertente mais clínica, e sensibilizar a população para a importância de adotar estilos de vida saudáveis, de forma a diminuir os comportamentos de risco a longo prazo.

Neste sentido, ao longo da semana, serão realizados, em vários locais da cidade do Porto, rastreios gratuitos de hipertensão e diabetes, uma vez que estes são fatores de risco para a patologia cardiovascular e apresentam uma elevada prevalência na população portuguesa.

No dia 7 e 8 de abril os rastreios terão lugar em frente do Hospital de São João (HSJ) e no dia 9 e 10 serão realizados na Praça de Gomes Teixeira (Praça dos Leões). No último dia da “Semana de Saúde e Bem-Estar”, 11 de abril, os futuros médicos marcam presença no Bairro do Cerco.

Esta iniciativa conta com a participação de cerca de uma centena de estudantes e foi pensada pelos departamentos de Ação Comunitária e Desportivo da AEFMUP.