25 de Abril | Foto: Alfredo Cunha

De 20 a 24 de abril, dedica-se a semana à liberdade, na FLUP.

Entre os dias 20 e 24 de abril, a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (AEFLUP) promove a Semana à Liberdade com debates, conferências, cinema, música e exposições sobre a Revolução de Abril de 74.

A Sessão de Abertura, intitulada “ O 25 de abril- ontem, hoje e amanhã”, está marcada para segunda-feira, 20 de abril, e conta com a participação da diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro, André Silva, presidente da Direção  AEFLUP e representantes da Associação 25 de Abril. No mesmo dia, é inaugurada uma exposição de Fotografias do 25 de abril, com a presença do autor Bruno Neves, na sala de convívio do polo de Ciências da Comunicação (Praça Coronel Pacheco). À noite, no bar da FLUP, vai haver um “quizz” sobre a “Revolução dos Cravos”.

No dia 21, é projetado no bar da FLUP o telejornal do dia 25 de abril de 1974 ( arquivo RTP). Na biblioteca vai haver uma sessão de “Poesia Revolucionária- o antes e o depois de ‘74’ “ com o Professor Pedro Eiras, numa edição especial da “Taça de Chá”.

A 22 de abril, o Anfiteatro Nobre da FLUP dá lugar ao debate “ Europa: entre a crise e a democracia por vir”, com a presença do ensaísta Sousa Dias, autor de obras como  “Žižek, Marx & Beckett — E a Democracia Por Vir” e “Lógica do Acontecimento – Introdução à Filosofia de Deleuze”. Na esplanada da FLUP vai-se realizar um Momento Cultural, Jantar com Vinhos e Petiscos. À noite, no Anfiteatro Nobre da FLUP há música de intervenção com o músico Rui David e uma edição especial do “CineCafé” com a exibição do documentário “Futebol de Causas” que se foca na luta estudantil anti-fascista da Académica de Coimbra, com presença do realizador Ricardo Martins.

Quinta-feira, dia 23 de abril, há “ Novas cartas portuguesas”, com o historiador Fernando Rosas e a investigadora Marinela Freitas, no Anfiteatro 2 da FLUP.

A semana encerra no dia 24 de abril com “Estórias do PREC”, no Anfiteatro 2, com a presença do Major Mário Tomé.

O programa completo (em atualização) e os horários das atividades podem ser consultados aqui.