Rui Rio, Presidente da Câmara do Porto, foi o vencedor da edição 2012 do Prémio Carreira FEP.

O Presidente do Conselho de Representantes da FEP e Administrador do Banco BPI, Manuel Ferreira da Silva, é o orador convidado da cerimónia de Abertura do Ano Letivo da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), que terá lugar na próxima quinta-feira, 10 de outubro, pelas 18h00, no Salão Nobre da FEP.

Nesta ocasião será também anunciado o vencedor do Prémio Carreira FEP 2013, iniciativa que homenageia anualmente um diplomado da FEP que constitua uma referência profissional para os seus pares e para a comunidade. Os nomeados deste ano são Elisa Ferreira, eurodeputada socialista, Carlos Tavares, Presidente da CMVM, e Silva Peneda, Presidente do Conselho Económico e Social. Em 2012, o prémio foi atribuído ao Presidente da Câmara do Porto, Rui Rio.

A atribuição dos diplomas das bolsas de mérito aos estudantes da FEP com aproveitamento escolar excecional no ano letivo 2010/2011 será outro dos momentos altos desta sessão (ver programa).

A abertura da Cerimónia de Abertura do Ano Letivo estará a cargo do Diretor da FEP, João F. Proença, e o encerramento será feito pelo Reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos.

Sobre Manuel Ferreira da Silva

Manuel Ferreira da Silva licenciou-se na FEP, mas o seu percurso académico e profissional passou igualmente pelo estrangeiro. Apesar do cargo que ocupa atualmente no Banco BPI e das ligações que mantém com várias instituições da cidade, este Alumnus da FEP destaca-se pela relação de proximidade que tem mantido com a Universidade do Porto e, em particular com a Faculdade de Economia, incentivando a sua ligação ao mundo exterior e empresarial.

O seu contributo tem sido muitas vezes decisivo na colaboração que a FEP desenvolve com as empresas e gestores de topo que, entretanto, se associaram à Faculdade de Economia, através de parcerias ou simplesmente como apoiantes da task-force criada pela Direção da Escola, visando a implementação da estratégia e a melhoria contínua da Faculdade.