Prémio de Cidadania Ativa distingue os melhores exemplos positivos de atividades praticadas por estudantes da U.Porto.

Estão abertas, até 20 de fevereiro, as candidaturas a mais uma edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto.

Pelo quarto ano consecutivo, a U.Porto vai premiar os melhores exemplos de estudantes que se diferenciem positivamente ao nível da participação em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa.

O prémio vai assim distinguir os melhores projetos e ações desenvolvidas por estudantes da U.Porto durante o ano civil de 2016, que se enquadrem numa das quatro categorias elegíveis: humanitária ou solidária; empreendedorismo; pedagógica; desportivo e/ou ambiental.

Na vertente humanitária ou solidária, será distinguido o ou a estudante que tenha promovido ativamente o espírito humanitário ou solidário através de projetos internos à universidade ou de intervenções a que esta esteja associada. No campo do empreendedorismo, será distinguido quem tenha promovido destacadamente o empreendedorismo, a inovação e/ou a internacionalização da U.Porto ou desenvolvido algum projeto promotor destas áreas. Na vertente pedagógica, será distinguido o/a estudante que tenha tido um papel de inequívoco destaque no capítulo do melhoramento das políticas e pedagogias educacionais no âmbito da U.Porto. No domínio desportivo e/ou ambiental, o Prémio distingue um estudante que tenha promovido a prática desportiva e estilos de vida saudáveis na Universidade, e/ou atos de defesa do ambiente com o intuito de promover estes valores junto de toda a comunidade académica.

Os vencedores de cada uma destas quatro categorias serão distinguidos com um diploma comprovativo da atribuição do prémio a ser entregue na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade, a menção do mesmo no suplemento ao diploma académico e um prémio pecuniário no valor de mil euros.

Contudo, o Prémio Cidadania Ativa tem a particularidade de apenas aceitar candidaturas apresentadas por outro membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes) que não o próprio nomeado. As candidaturas serão depois analisadas com base na relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um dos estudantes nomeados.

As candidaturas devem ser realizadas através do envio, para o e-mail [email protected], do formulário de candidatura, onde deverá constar a identificação do candidato, da categoria a que concorre e de uma justificação detalhada da proposta de candidatura.

Mais informações em www.up.pt/cidadaniativa.