Exposição reúne pinturas até agora desconhecidas de Abel Salazar.

Na sequência da exposição Inéditos de Abel Salazar, patente até 24 de maio  na Casa da Cultura de Estarreja, e no âmbito do Dia Internacional dos Museu (18 de maio), a Casa da Cultura de Estarreja recebe este sábado, dia 17 de maio, pelas 18h00, a conferência Abel Salazar, Egas Moniz e as duas culturas, protagonizada pelo médico Manuel Valente Alves.

Nesta sessão organizada pela Casa-Museu Abel Salazar e pela Casa-Museu Egas Moniz, o atual diretor do Museu de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e co-regente da disciplina de História da Medicina do curso de mestrado integrado em Medicina da FMUL vai abordar o percurso de duas das mais importantes figuras da ciência portuguesa do século XX à luz da sua relação com a arte. Desenvolvendo trabalho de investigação nas áreas da história da medicina e do pensamento médico e das suas relações com a cultura visual, Manuel Valente Alves editou e co-editou cerca de duas dezenas de livros e comissariou várias exposições institucionais. É membro da Academia Nacional de Medicina de Portugal. A par da atividade clínica, de investigação e de docência universitária, trabalha como autor na área das artes visuais.

A conferência será precedida pela apresentação do site da Associação Portuguesa de Casas Museu, da qual fazem parte ambas as Casas-Museu.

Inaugurada a 24 de abril, Inéditos de Abel Salazar reúne pinturas nunca antes apresentadas ao público, da autoria do histórico professor da Universidade do Porto. Com entrada livre, a exposição vai estar patente até 24 de maio.