abe_rabade_300_200

Créditos de ©Juan L. Amado

O Festival Porta-Jazz vai também passar pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Numa parceria entre o Comissariado Cultural da FEUP e a Associação Porta-Jazz, no próximo dia 30 novembro (quarta-feira), às 21h30, o Auditório da Faculdade de Engenharia vai receber o Abe Rábade Trio, num concerto integrado no programa + Bónus da 7.ª edição do Festival Porta-Jazz, que vai decorrer nos dias 7 e 8 de dezembro, no Rivoli Teatro Municipal do Porto.

O pianista e compositor Abe Rábade é um dos mais importantes pianistas espanhóis da atualidade. É natural de Santiago de Compostela (1977, Galiza, Espanha), mas foi na Berklee College of Music (Boston, EUA) que obteve a licenciatura Cum Laude em Composição Jazz e Piano Performance em 1999. Conta com um vasto percurso, do qual se destacam onze discos gravados como líder e compositor, com variadas formações, e os diversos prémios recebidos nos EUA e em Espanha.

Tocou com nomes incontornáveis do Jazz como Jesús Santandreu, Miguel Zenón, Bob Mintzer, Eric Alxander, Perico Sambeat, Jorge Pardo, Avishai Cohen, Kurt Rosenwinkel, Albert Sanz, Jeff Williams, Jeff Ballard, entre outros. Desde 1996 lidera um trio de jazz acústico que virá ao Porto apresentar “Once” (Nuba + Karonte Records, 2016), o seu mais recente registo com a secção rítmica que o acompanha desde 2008 (Pablo Martín Caminero no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria).

Abe Rábade é docente na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Porto), Diretor Artístico (com Paco Charlín) do Seminário Permanente de Pontevedra, e participa como formador em seminários internacionais de Jazz por todo o mundo.

O concerto na FEUP é de acesso gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete.

Os bilhetes estão disponíveis no Infodesk/FEUP, que se encontra aberto de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. No dias do concerto, a bilheteira abre uma hora antes do início do espetáculo.

Mais informações através do email [email protected].