Estudantes da U.Porto nos Jogos Olímpicos 2012

Sara Oliveira, Nuno Mendes, Pedro Fraga e Manuel Campos são antigos estudantes da FADEUP. (Fotos: Comité Olímpico de Portugal)

A Universidade do Porto está presente em Londres para participar no maior evento desportivo mundial. Os responsáveis são Sara Oliveira (natação), Manuel Campos (ginástica) e Nuno Mendes e Pedro Fraga (remo), os quatro antigos estudantes da Faculdade de Desporto que integram a delegação portuguesa presente nos Jogos Olímpicos 2012.

Do quarteto de atletas, destaca-se a brilhante estreia olímpica de Manuel Campos, que assegurou a melhor classificação olímpica de sempre (35º lugar) de um atleta nacional na Ginástica Artística Masculina. Aos 31 anos, aquele que é para muitos o melhor ginasta português de sempre viu coroado em Londres um currículo onde se contam dezenas de títulos nacionais e participações relevantes em Universíadas, Campeonatos do Mundo e da Europa. Em 2011, Manuel Campos foi distinguido com o prémio Carreira Desportiva na III Gala do Desporto da U.Porto.

De regresso aos lugares de topo dos Jogos está por sua vez a dupla de remadores composta por Nuno Mendes e Pedro Fraga. Confirmar em Londres a surpresa protagonizada em Pequim 2008, onde conquistaram um excelente 8º lugar é o objetivo traçado daquela que é conhecida como a “Dupla Olímpica”. Por enquanto já garantiram um lugar nas meias-finais da prova de LM2x, a ter lugar nos dias 1 e 2 de Agosto.

Quem também conhece as sensações olímpicas é Sara Oliveira, única representante feminina da natação portuguesa em Londres 2012. Depois da excelente prestação em Pequim 2008 (35º lugar nos 100 metros Mariposa e 19º lugar nos 200 metros Mariposa) a multi-recordista nacional de Mariposa está em Londres para mostrar porque é considerada uma das melhores nadadoras da atualidade e uma das figuras das muitas competições universitárias em que participou em representação da U.Porto. Depois de ter ficado de fora da meia-final dos 100m Mariposa, Sara volta a competir esta terça-feira, 3 de julho, nos 200m Mariposa.

Manuel Campos, Sara Oliveira e Nuno Mendes são licenciados em Desporto e Educação Física pela FADEUP. O ginasta e a nadadora possuem ainda um mestrado em Alto Rendimento na Ginástica e um mestrado em Comunicação e Desporto pela mesma faculdade, respetivamente. Já Pedro Fraga, concluiu em 2010/11o mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo.

 Podem acompanhar os resultados dos alumni da U.Porto e da restante missão Olímpica de Portugal a Londres aqui ou no Facebook.