FEUP - estudantesO desenvolvimento das novas tecnologias da informação e a velocidade da própria comunicação nos dias de hoje faz com que a maior parte da informação se torne facilmente acessível a um enorme universo de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. O acesso ao conhecimento tornou-se incomensuravelmente mais fácil e universal.

Com o acesso facilitado à informação, aliado à criação e implementação dos cursos através de plataformas como os MOOC (Massive Open Online Courses), as universidades viram ser postas em causa as formas tradicionais de ensinar e de aprender. Ao mesmo tempo abriram-se as portas para interações muito mais latas a cada vez mais pessoas, com um impacto educativo e social inimagináveis há uma ou duas décadas atrás.

Por outro lado, o aparecimento de sites de avaliação de professores pelos próprios estudantes, como por exemplo o ratemyprofessors.com, já muito divulgados nos países de língua inglesa, e que começam a ter expressão em outros países, a avaliação pública dos docentes pelos estudantes e a discussão, na internet, das opiniões dos alunos sobre os seus professores começou já a ser uma realidade. Os professores deixaram de ser os “árbitros” de um espaço sob seu controlo ao qual só os seus alunos tinham acesso.

Estes são alguns dos temas que irão ser debatidos no Seminário sobre a Universidade da Era Digital que terá lugar na FEUP no próximo dia 1 de julho, a partir das 9h30, no anfiteatro B 018.

Este seminário conta com intervenções de quatro membros da nova equipa reitoral da U.Porto, nomeadamente o novo reitor Professor Sebastião Feyo de Azevedo e os vice-reitores Fátima Marinho, Martins Ferreira e Pedro Teixeira. Conta também com a participação de professores e estudantes da FEUP e de outras escolas da U.Porto. Estão confirmadas as participações de professores e estudantes de universidades americanas, inglesas, alemãs e portuguesas que se deslocam ao Porto para participar, a partir do dia 2 de julho, no Seminário organizado pelo Centro de Estudos Teatrais da U.Porto.

A iniciativa coube a Cristina Marinho, professora da Faculdade de Letras da U.Porto, e insere-se no Ciclo de Debates na FEUP sobre “Novos Paradigmas”. Com efeito, foi na sequência do conjunto de Debates sobre Novos Paradigmas da Educação, realizado nesta faculdade em 12 de Março de 2014, que a ideia se desenvolveu, com a colaboração do Professor Barbedo de Magalhães, coordenador destes debates na FEUP e com o apoio da Direção da Faculdade de Engenharia da U.Porto.

De entrada livre, a sessão está sujeita a inscrição prévia no site http://paginas.fe.up.pt/~novosparadigmas/index.php/debates/item/32-univ_era_digital01072014