Equipa de Futebol de 7 feminina sagrou-se campeã europeia na Croácia.

Equipa de Futebol de 7 feminina sagrou-se campeã europeia na Croácia.

Terminados nove Campeonatos Europeus Universitários, a Universidade do Porto deixou a sua marca no desporto universitário europeu ao conquistar duas medalhas de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze. Mas não só…

A U.Porto viajou nos últimos dois meses por toda a Europa tendo como divisa representar a instituição com “dedicação e motivação”. E assim foi, 75 atletas estudantes, sete treinadores e oito oficiais do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), “vestiram a camisola da Universidade ao longo destes dias com a máxima entrega com o objetivo de elevar o nome da instituição além-fronteiras”, afirma Bruno Almeida, diretor do CDUP-UP.

Uma das últimas participações realizou-se de 2 a 9 de Agosto em Braga no Europeu Universitário de Andebol, com a equipa de Andebol feminino, que terminou no 6º lugar da tabela classificativa.

A U.Porto ficou em 6º lugar no Europeu de Andebol feminino.

A U.Porto ficou em 6º lugar no Europeu de Andebol feminino.

Na fase de grupos, as atletas da U.Porto tiveram uma boa prestação com apenas uma derrota mas que não foi suficiente para garantir o acesso às meias-finais, terminando em 3º lugar do grupo. Esta posição ditou que disputassem os lugares do 5º ao 8º com a Universidade de Aveiro, campeãs nacionais em título, jogo que a U.Porto venceu por 30-25. No último jogo do Europeu, a U.Porto perdeu frente à Universidade Toulon-Var (França), ficando em 6º lugar.

“Esta participação foi positiva para a nossa equipa porque fez com que percebessem que têm valor para alcançar os lugares mais altos do pódio. O nosso objetivo agora é vencer o Campeonato Nacional Universitário porque queremos continuar a levar o nome da Universidade lá fora e elevá-lo ainda mais”, explica Alexandre Monteiro, treinador da equipa feminina.

No dia 10 de Agosto terminou o Campeonato Europeu de Escalada em Katowice, Polónia, no qual a U.Porto participou com os atletas João Sabugueiro (FFUP), Manuel Carvalho (FLUP) e Pedro Melão (FEP). João Sabugueiro foi o melhor português da prova ao alcançar o 35.º lugar, seguido de Manuel Carvalho (40.º), e Pedro Melão ficou em (45.º).

No balanço global da participação da U.Porto na mais importante prova do desporto universitário europeu registam-se então três feitos inéditos: o título de campeã europeia de Futebol 7 feminino (Croácia) as medalhas de ouro e de bronze no Karaté (Montenegro) e o título de vice-campeã europeia de Rugby 7s feminino (Hungria).

Equipa de Rugby 7 feminina sagrou-se vice-campeã europeia na Hungria.

Equipa de Rugby 7 feminina sagrou-se vice-campeã europeia na Hungria.

As restantes classificações incluíram um 7.º lugar no Rugby 7s masculino (Hungria), um 9º lugar no Basquetebol 3×3 masculino masculino (Sérvia), um 6.º lugar (Dupla masculina) e um 10.º lugar (Dupla feminina) no Voleibol de Praia (Chipre), um 9 º lugar (Equipas feminino), um 15.º lugar (Equipas masculino) e um 14.º lugar (Pares feminino) no Ténis de Mesa (Suíça) e o 5.º lugar no Ténis feminino (Polónia).

Em setembro e em outubro a U.Porto volta à ação para participar no Campeonato Europeu de Remo (Alemanha) e de Xadrez (Arménia), respetivamente.