Ecommerce, comércio online, consumo

O consumo no no mundo digital será o tema debatido na primeira sessão do ciclo. (Foto: DR)

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, em parceria com a Universidade do Porto, promove ao longo do mês de novembro um ciclo de debates abertos ao público, centrados na reflexão sobre os diferentes desafios da atual sociedade de consumo.

A decorrer no edifício da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira), os três debates agendados vão cruzar diferentes perspetivas e abordagens práticas sobre diferentes assuntos ligados à temática do consumo. Cada debate contará com a participação de representantes da DECO, da Universidade do Porto e de uma entidade de relevo na área em análise.

O primeiro debate está marcado para o dia 14 de novembro, às 18h00, e vai focar-se no mundo digital, cuja expansão permitiu a criação de um novo consumidor: o consumidor digital.  Quais as oportunidades e desafios para consumidores e empresas no comércio online?  De que forma a proteção dos direitos dos consumidores representa valor para a imagem das marcas? Serão duas das questões debatidas por Beatriz Casais, Professora da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), Catarina Barbosa, Gestora de Marketing, Castro Maia S.A. (Omnia) e Tânia Oliveira, Jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO. A moderação fica a cargo de Miguel Dias Gomes, Presidente da Delegação Regional do Norte da DECO.

O ciclo regressa depois a 17 de novembro (18h30), com uma sessão sobre “Consumo Colaborativo, Novos modelos de negócio”. O último debate está agendado para dia 29 de novembro, às 18h00, e terá como tema o “Consumidor Economicamente Desprotegido, Uma nova realidade”.

A participação nas sessões é gratuita, mas sujeita a inscrição préia através do endereço [email protected] ou na página do evento.