londonExistem cidades saudáveis? Qual a relação entre o ar no interior dos edifícios e problemas respiratórios, como asma e alergias? As respostas a estas questões vão ser dadas no próximo dia 17 de novembro, na Fundação Eng. António Almeida, durante a Conferência “A Saúde na Cidade”, evento que assinala o arranque do Programa do Professor Emérito UP 2015-2019 – de Eduardo de Oliveira Fernandes, professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Esta conferência introduz o debate sobre a relação dos fatores ambientais no interior dos edifícios e no espaço urbano com a saúde, enquadradana promoção de uma plataforma cultural sobre a “Vida na Cidade”, com ênfase nos aspetos do conforto e da saúde em relação com o ambiente construído, nomeadamente, o ar ambiente interior e exterior na cidade.

oliveirafernandes_newsletter

Conferência marca arranque do Programa do Professor Emérito UP 2015-2019 – de Eduardo de Oliveira Fernandes, professor da FEUP. (Foto: DR)

São oradores  António Correia de Campos, professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, e os professores da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) Henrique de Barros e André Moreira; e, ainda, o arquiteto Jorge Figueira, docente e presidente do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.

Centrado na problemática do Conforto e da Saúde no Ambiente Construído, isto é, nos edifícios e no ambiente urbano em geral, o programa lançado por Eduardo de Oliveira Fernandes no âmbito da sua indigitação – em março passado, durante as comemorações do Dia da Universidade 2015 – como Professor Emérito da U.Porto, procura assegurar uma certa dinâmica entre atualização do conhecimento e o acesso dos cidadãos a esse mesmo conhecimento. É com este desiderato que, na ocasião será anunciado o lançamento de uma série de programas televisivos designada “SENTES” (Saúde, Energia, Natureza, Território, Edificação, Suficiência) que visa potenciar a dinâmica do programa através dos meios audiovisuais

A conferência tem início às 9h30. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através do e-mail [email protected]