LivroEstadoNovoA mais recente obra publicada pela U.Porto Edições, “O Estado Novo e a Construção da sua Política Social” de Pedro Teixeira Pereira, será lançado oficialmente às 18 horas do dia 18 de julho, numa sessão que irá decorrer na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto.

A apresentação da obra estará a cargo do historiador Manuel Loff, Professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da U.Porto, numa sessão que contará ainda com a intervenção de Maria de Fátima Marinho, Vice-Reitora para as Relações Externas e Cultura.

De acordo com o autor, “O Estado Novo e a Construção da sua Política Social” nasceu da constatação, em 2004, de que a historiografia portuguesa patenteava um campo aberto de investigação que se debruçaria sobre a construção das políticas sociais em Portugal, seus vetores, suas condicionantes, seus atores e resultados.

Neste contexto, aquando da realização da dissertação de Mestrado em História Contemporânea do autor, foi eleita esta temática como objeto de estudo, focalizando-se a análise nos primórdios do Estado Novo. O desafio e a pertinência deste estudo adquirem maior dimensão quando se experiencia uma fase da evolução histórica, portuguesa e ocidental no seu todo, em que os modelos de proteção social e de enquadramento das populações vivenciam um período de redefinição. Os papéis do Estado e do Cidadão estão a alterar-se com o propósito de acomodar uma nova realidade social, demográfica e económica, que é evidente nestas primeiras décadas do século XXI.

Esta temática foi aprofundada e continuada posteriormente pelo autor, numa perspetiva comparada com a Espanha franquista, na execução da sua tese de Doutoramento.

Pedro Teixeira Pereira nasceu no Porto, em 1981. Atualmente, é professor na Upper School do CLIP – The Oporto International School, e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Desempenhou, entre outras funções, a de assistente convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo entre 2010 e 2015, tendo lecionado e realizado investigação sobre as problemáticas relativas à Didática da História, bem como no âmbito da História Política e Social Contemporâneas. Lecionou, igualmente, noutras instituições, tais como o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Universidade Fernando Pessoa e o Instituto Piaget.

Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto licenciou-se em História, em 2004, tendo concluído o Mestrado em História Contemporânea, em 2007. Enquanto bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desenvolveu Doutoramento, com menção europeia, na Universidade Autónoma de Barcelona, tendo submetido a provas públicas, em 2013, a tese intitulada, “Salazar y Franco: La Política Social Ibérica, 1933-1957”, aprovada com a classificação máxima.