É o momento mais aguardado por todos os grupos locais do Board of European Students of Technology (BEST Porto) espalhados pelo território nacional e pode carimbar a passagem até à final internacional que este ano vai decorrer na cidade de Brno, na República Checa, em agosto. A partir deste sábado, e até segunda-feira (22 a 24 de abril), todas as emoções vão estar ao rubro na final nacional da European BEST Engineering Competition (EBEC) que este ano se decide na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Destinada a estudantes de tecnologias, esta é a 11.ª edição da EBEC Portugal.Participam os vencedores das rondas locais que, entretanto, foram sendo organizadas pelos diferentes núcleos do BEST: ao todo, são cerca de 40 participantes provenientes da FEUP, Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), da Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Instituto Superior Técnico e Universidade Nova de Lisboa.

O arranque da prova vai acontecer no dia 22 de abril e terá a duração de 24 horas non-stop. As equipas vão poder participar em duas modalidades distintas: “Team-Design”, em que os estudantes são convidados a desenvolver um protótipo “surpresa”, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, e o “Case-Study”, em que assumem o papel de CEO para resolverem um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão.

Em apenas 24 horas, os estudantes vão ser testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso. Todos os materiais, ferramentas e alimentação durante o evento serão assegurados pela organização, que vai envolver 50 estudantes dos diferentes grupos locais do BEST, disponíveis para passar o fim-de-semana na faculdade para prestar apoio aos 40 participantes.

O tipo de protótipos a criar e o caso de estudo a resolver estão no segredo dos deuses até ao arranque da prova, agendado para as 17 horas de sábado, dia 22 de abril. A competição termina no dia seguinte, às 17 horas. Segunda-feira, dia 24 de abril, cada equipa terá de apresentar e explicar os protótipos e os “case-studies” desenvolvidos perante um júri, numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 14 horas.

Recorde-se que, na última edição, a equipa vencedora na categoria de “Case Study” da EBEC Porto foi a equipa que representou Portugal na final europeia que decorreu na cidade de Belgrado, de 1 a 10 de agosto 2016. A equipa era constituída por estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP e destacou-se entre todos os restantes participantes na prova, tendo garantido o primeiro lugar do pódio.

O projeto EBEC tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicarem os conhecimentos técnicos que vão adquirindo ao longo do seu percurso académico em situações reais de contexto empresarial. Este tipo de experiência também promove simultaneamente o trabalho de equipa, o espírito de entreajuda, iniciativa e criatividade, e o intercâmbio intercultural, que poderá ser uma grande mais-valia no futuro destes jovens.

Mais informações aqui.