Encontro vai decorrer na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A Faculdade de Letras (FLUP) vai acolher, de 7 a 8 de setembro, a terceira edição do encontro “A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas”, organizado pelo Centro de Linguística da Universidade do Porto.

O encontro tem por base o papel crucial que a investigação sobre a língua assume em todas as dimensões do ensino. Da interseção entre as ciências da linguagem e a educação emergem áreas de estudo diversificadas, nomeadamente o discurso em sala de aula, os materiais didáticos, os instrumentos de avaliação, a língua como objeto de ensino (na dupla vertente de língua materna e não materna), a linguística como formação científica de base no professor de línguas, a consciência e o conhecimento linguístico como fatores de qualificação profissional no professor de qualquer das disciplinas curriculares, entre outras.

A produção científica (teorias, metodologias, instrumentos) neste domínio reforça a colaboração construtiva entre a teoria (investigação) e a prática (letiva), por meio de um desenvolvimento profissional de educadores, professores e outros agentes diretamente implicados no ato educativo.

Pretendendo ser um espaço para um debate científico sobre questões relevantes no âmbito da investigação em Linguística, em Didática e na Formação de Professores, o encontro tem como objetivos declarados desenvolver este espaço de interseção entre a investigação sobre a língua e a educação, contribuir para o conhecimento sobre o papel da linguagem no processo de aprendizagem e articular a investigação do campo da Linguística com a das Didáticas.

Este ano, o evento terá como conferencistas convidados o Secretário de Estado da Educação, Professor Doutor João Costa, a Professora Doutora Anna Camps (Universitat Autònoma de Barcelona) e o Professor Doutor Christian Puren (Université de Saint-Étienne). Ao longo dos dois dias de trabalhos, o programa de irá contar ainda com comunicações de investigadores de diversas nacionalidades, que vão apresentar os resultados dos seus trabalhos na área da Linguística Educacional.

Mais informações no site do encontro.