Fórum internacional visa promover o bem-estar e a felicidade através de palestras e workshops de vários especialistas. (Foto Egidio Santos/U.Porto)

Atores, professores, cantores, gestores e até deputados vão passar pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para debater a Felicidade. O ponto de encontro será o International Happiness Forum (IHF) que ali irá decorrer nos dias 1 e 2 de junho.

Bruna Lombardi, atriz e ativista brasileira, encabeça a lista de oradores convidados, dando início ao evento, no dia 1 de junho, com a palestra “Como conectar todas as nossas inteligências”. O evento conta ainda com a participação de Teresa Almeida Santos, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Alexandra Lemoscoach; e Margarida Mano, deputada da Assembleia da República Portuguesa, entre muitos outros oradores.

Do programa do fórum também constam vários workshops em que será possível aprender o perfil no eneagrama, perceber a linguagem oculta dos gestos, ou saber mais sobre programação neurolinguística. Já no dia 2 de junho, “o poder do canto e da celebração” invade o auditório para fechar em beleza o fórum, com os músicos Ana Maria Pinto, Diogo Guimarães e João Russo.

O evento ocorre na Faculdade de Engenharia da U.Porto.

O International Happiness Forum tem por objetivo discutir as práticas da felicidade e do bem-estar a partir de diferentes áreas do saber como a psicologia, as neurociências, a economia ou a política, passando ainda pelas ciências musicais e a sexualidade. Parte-se do princípio que “todos os domínios da vida humana podem ser observados sob a perspetiva do bem-estar e da felicidade, tendo como objetivo, abrir-se ao maior número de pessoas, entregando-lhes uma experiência inspiradora e transformadora”, informa a organização em comunicado oficial.

Os bilhetes para a quarta edição do IHF custam 49 euros, se adquiridos até dia 31 de maio, e 98 euros a partir de então. Para a comunidade U.Porto está previsto um desconto de 60% na entrada (sobre o preço original). Quem optar por ir de comboio até Coimbra dispõe ainda  de um desconto de 30% no título de transporte, mediante apresentação do ingresso para o IHF.

O International Happiness Forum teve origem em Coimbra, em 2014. Desde então já se realizaram três edições em Coimbra (2015 e 2016) e em e São Paulo, cidade brasileira que, ainda este ano, vai acolher a quinta edição do evento.