A FEUP organiza mais um ciclo de debates “Novos Paradigmas” no dia 12 de março.

É já no dia 12 de março que o Ciclo de Debates “Novos Paradigmas” regressa à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e desta vez num modelo diferente: será dedicada uma tarde inteira ao debate e reflexão sobre o atual modelo educacional e às perspetivas futuras no setor da educação.

Com um painel de convidados que contempla educadores de infância e professores do ensino básico, secundário, diretores de escolas e colégios, psicólogos e membros de comissões de pais, além de professores universitários e personalidades com responsabilidades no campo educativo (conferir programa), a iniciativa pretende sobretudo incentivar o debate e alertar para a necessidade de aprofundar pedagogias que contemplem a educação não-formal e o desenvolvimento de competências técnicas, cívicas e sociais, valores e atitudes que possam adequar-se às necessidades das pessoas e da sociedade atual.

A partir das 17h45 e até às 20h, Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e ex-Ministro da Educação, e António Ferrari, professor e ex-vice-reitor da Universidade de Aveiro, participam num painel que irá debruçar-se sobre os Novos Paradigmas da Educação para o Desenvolvimento Humano.

No seminário que decorrerá das 14h30 às 17h15, tempo ainda para a apresentação oficial do livro «A Evolução dos Modelos Educativos e a Formação de Engenheiros-cidadãos para o Mundo», da autoria de António Barbedo Magalhães, um dos coordenadores desta iniciativa do Ciclo de Debates “Novos Paradigmas”, na FEUP.

Com um vasto currículo no que toca à importância de novas pedagogias educativas, o professor catedrático recentemente jubilado da FEUP, lançou em 2004 os Projetos PESC (Projetar, Empreender, Saber Concretizar), depois rebatizados com o nome de Projetos Lidera, por serem liderados por estudantes. Fez diversas comunicações e artigos sobre a necessidade de desenvolver novos modelos pedagógicos e novos paradigmas da Educação. Em 2012 foi o regente, com o Professor Marc Zupan (da Universidade de Maryland, nos EUA) da primeira unidade curricular da FEUP para o desenvolvimento de ‘competências globais’ dos engenheiros, designada por ‘Global Engineering ‘ lecionada simultaneamente nos dois países com recurso a videoconferência.

A entrada é livre.