Trabalho de Francisco Álvares centra-se em grande parte na promoção e proteção do Lobo Ibérico.

O biólogo Francisco Álvares, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO/InBio) que se tem dedicado nos último anos ao estudo do lobo na Península Ibérica, vai estar no próximo domingo, dia 30 de junho, na Fundação de Serralves, para falar do seu trabalho em mais um Café com Ciência.

Nesta sessão aberta a toda a comunidade, o investigador da U.Porto e do Grupo Lobo terá a oportunidade de partilhar o seu percurso e algumas das suas experiências relacionadas com a sua vida enquanto biólogo. À “mesa do café” estarão sobretudo histórias passadas pelo “Xico dos lobos” (como é conhecido) com lobos e outros animais que preenchem o nosso imaginário.

Licenciado em Biologia e Doutorado em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa,  Francisco Álvares dedica-se, desde 1994, ao desenvolvimento de estudos ecológicos e etnográficos sobre o lobo na Península Ibérica, com especial enfoque no Noroeste de Portugal. Participou ainda como coordenador ou elemento de equipa em dezenas de projetos realizados em Portugal e no estrangeiro (principalmente na Espanha e Norte de África), centrados em domínios  como a conservação e proteção de vertebrados terrestres (em particular espécies ameaçadas), a dimensão cultural e biológica da relação entre a fauna selvagem e as comunidades rurais, ou a promoção do património natural e etnozoológico.

É também autor e co-autor de cerca de meia centena de publicações, incluindo livros, capítulos de livros e artigos científicos e de divulgação.

A entrada na sessão é livre, ainda que sujeita a uma inscrição prévia (gratuita) através do telefone 226 156 587 ou do e-mail [email protected]!