Jardim Botânico

No mês de agosto, o “pulmão” verde da U.Porto abre as suas portas a toda a população (Foto: U.Porto)

Dando continuidade ao projeto que a Universidade do Porto tem vindo a desenvolver no âmbito da educação para a cultura científica, o Jardim Botânico do Porto acolhe ao longo do mês de agosto– 1 a 26 de agosto – um programa alargado de atividades destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos que gostam da natureza e se interessam pelo conhecimento.

Explorar um “supermercado verde”, enveredar numa divertida viagem espacial e participar numa oficina de  com vista para os jardins da infância da poetisa Sophia de Mello Breyner são apenas algumas das atividades que os mais jovens vão poder desenvolver num dos mais emblemáticos espaços da U.Porto. Aqui, serão ainda desenvolvidas temáticas ambientais e vivências de práticas educativas com atividades reflexivas, lúdicas e criativas, apelando à expressão plástica e à expressão dramática e abordando alguns conceitos relacionados com a Biologia, Geologia, Física, Química e Belas Artes.

Os três programas disponíveis incluem atividades diárias e semanais, a decorrer entre as 9h30 e as 17h30. O preço de participação varia entre os  18 euros (atividades diárias) e os 70 euros (atividades semanais) e inclui almoço, seguro e materiais. As atividades estão limitadas a um número mínimo de cinco participantes e um máximo de 15 ou 20.

Mais informações inscrições aqui, ou através do e-mail [email protected].

Visite o Jardim Botânico

Mas nem só as crianças são convidadas a explorar o Jardim Botânico durante o mês de agosto. À semelhança do que acontece durante o resto do ano, a U.Porto promove um programa alargado de visitas guiadas pagas para grupos escolares, ou outros grupos organizados, enquadrando aspetos históricos, botânicos e literários do mais belo espaço universitário do Porto.  As visitas para grupos decorrem diariamente, das 9h00 às 17h00 e têm a duração aproximada de 1h30.

O Jardim pode também ser visitado livremente nos dias úteis, das 9h00 às 18h00, e aos fins-de-semana, das 10h00 às 18h00. Ao sábado e ao domingo, às 11h00 e às 15h00, decorrem visitas guiadas individuais (gratuitas) com a duração aproximada de uma hora.

Para as visitas de grupo, os interessados devem efetuar uma reserva online em http://inscricoes.jardimbotanico.up.pt/. As visitas guiadas individuais devem ser marcadas meia hora antes no local.